AL/SP

Museu de Arte – Rio + 20: a contribuição dos artistas para conscientizar a preservação do verde


CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Marcio Petroni

Um dos temas centrais da conferência Rio + 20 que hoje se inicia no Rio de Janeiro trata da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.



Aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU, os representantes das nações participantes terão oportunidade de apresentar e discutir as propostas para este tema bem como para uma estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O todo na busca de resultados que possam ser adotados na Conferência.



É de conhecimento que para o Brasil, a “economia verde” deve ser sempre enfocada no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, uma vez que os temas de economia e de meio ambiente (verde) não podem ser separados das preocupações de cunho social.



Em homenagem aos participantes da Rio + 20 publicamos nestas páginas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos artistas dedicam sua criação ao nosso verde.







“Mãe Natureza” de Marcio Petroni



Suas paisagens transcendem os limites materiais e geográficos para adentrar numa dimensão vagamente cósmica quase mística, usando delicadas pinceladas que criam transparências e valorizam cada plano da composição.





“Carro de boi na paisagem” de Antonio Carlos Roma



Lendo no grande vocabulário da natureza sabe escolher as palavras que melhor respondem ao seu temperamento, apropriando-as às sugestões de paisagens e às solicitações de imagens líricas.





“Serra da Bocâina” de Roni Neufeld



Sua realidade paisagística parece tão ligada à realidade do ambiente, das coisas e das pessoas: um discurso inequívoco que não deixa margem a polêmicas ou desvirtuamentos.





“Antes do Plantio” de Sakuko Miyashita



Amante da natureza na sua divina realidade, sabe transfigurá-la segundo sua realidade interior. Vales, campos, riachos, flores do Brasil e os próprios fundos evanescentes promovem uma realidade ilusória que se dilata na luz e na névoa.





“Natureza em flor” de Júlia Vespa



Sua aproximação com a natureza é, pois, uma mensagem a todos os seres humanos que advertem tal retorno como o fenômeno de renovação da própria natureza e do homem.





“Paisagem paranaense” de Neiva Possuelo



Pintora da paisagem campestre, ela nos transmite uma imagem verídica, pois sabe traduzir as nuances mais sutis de um sítio que não se libera ao primeiro olhar.





“Sítio em Guarulhos” de Hajime Higaki



Seguindo uma matriz cultural que canta a alma rude por meio da forma e da cor, constrói rimas pictóricas capazes de transmitir ao observador, ao completo, a harmonia e a poesia da natureza.





“Visita ao cocho” de Luiz Pinto



Eminentemente paisagista, colhe com inata sensibilidade e domínio técnico, a luz e a atmosfera do local: basta um campo, um riacho para manifestar uma agilidade expressiva que nos transmite sua sincera comoção espiritual.

Júlia Vespa
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Sakuko Miyashita
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Roni Neufeld
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Antonio Carlos Roma
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Hajime Higaki
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Luiz Pinto
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA Neiva Possuelo
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Mãe Natureza” de Marcio Petroni
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Carro de boi na paisagem” de Antonio Carlos Roma
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Visita ao cocho” de Luiz Pinto
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Paisagem paranaense” de Neiva Possuelo
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Serra da Bocâina” de Roni Neufeld
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Antes do Plantio” de Sakuko Miyashita
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Sítio em Guarulhos” de Hajime Higaki
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA “Natureza em flor” de Júlia Vespa
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA

Fonte: AL/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Museu de Arte – Rio + 20: a contribuição dos artistas para conscientizar a preservação do verde. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alsp/museu-de-arte-rio-20-a-contribuicao-dos-artistas-para-conscientizar-a-preservacao-do-verde/ Acesso em: 23 jan. 2026
Sair da versão mobile