AL/RS

Radiografia da Agropecuária Gaúcha realiza palestra inaugural com ex-ministro Francisco Turra















O presidente Alexandre Postal (PMDB) fez a abertura da palestra inaugural do projeto Radiografia da Agropecuária Gaúcha, iniciativa integrante dos Grandes Debates do Parlamento gaúcho, na manhã desta quinta-feira (26), no Plenarinho. O palestrante foi o presidente da União Brasileira de Avicultura e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, que falou sobre “Agronegócio brasileiro – ameaças e oportunidades”. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Ernani Polo (PP), que desenvolve o projeto em conjunto com a Presidência da Assembleia Legislativa.

 

Postal ressaltou que a situação financeira do estado exige trabalho a partir de dados concretos, que possibilitem a implementação de medidas práticas e objetivas, unindo o plano à ação, e deu como exemplo a questão da estiagem. “O gráfico dos últimos 10 anos mostra que os investimentos públicos caíram quando houve estiagem. Há poucos meses tivemos mais uma seca, e o governo do estado lançou um projeto para financiar a compra de equipamentos para irrigação. Mas não adianta equipamento se não vier a licença da Fepam liberando a captação da água para fazer açudes”, analisou Postal.

 

Presenças
Participaram o superintendente federal do Ministério da Agricultura no RS, Francisco Signor; o secretário-adjunto  da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze; e os deputados Edson Brum (PMDB), Heitor Schuch (PSB), Aloísio Classmann (PTB), Alceu Barbosa (PDT), Frederico Antunes (PP) e Jeferson Fernandes (PT).

 

Palestras
O Radiografia da Agropecuária Gaúcha fará um levantamento das qualidades e deficiências da produção vegetal e animal no estado, e avaliará custos de produção, índices de produtividade, capacidade de exportação, entre outros aspectos. A meta é formular um documento com vistas à ampliação dos volumes da safra no RS, aumentando a renda do homem do campo.

A iniciativa da Casa estabelece a realização mais sete palestras, tendo como palestrantes os ministros de Estado Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, e Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário. As outras palestras serão:



  • Cooperativsimo no Século XXI, no dia 17 de maio;
  • Agroindústrias – Agregar Valor para Garantir Renda , no dia 14 de junho;
  • Perspectivas e Desafios da Economia do RS, no dia 12 de julho;
  • Políticas Públicas para a Agropecuária e Agricultura Familiar, no dia 30 de agosto, na Expointer;
  •  Sucessão Rural, no dia 27 de setembro;
  • Produção de Alimentos – bioenergia e sustentabilidade, dia 18 de outubro;
  • Agrocenários 2010-2030/ Visão Global, Zoom Local, no dia 8 de novembro.

* Aguarde matéria consolidada



Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Radiografia da Agropecuária Gaúcha realiza palestra inaugural com ex-ministro Francisco Turra. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/radiografia-da-agropecuaria-gaucha-realiza-palestra-inaugural-com-ex-ministro-francisco-turra/ Acesso em: 13 out. 2026
Sair da versão mobile