AL/RS

Presidente do Banrisul fala aos deputados sobre medidas anunciadas recentemente



Atendendo a convite da Assembleia Legislativa, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, esteve no Parlamento gaúcho, na manhã desta quarta-feira (18), para detalhar aos deputados as recentes medidas tomadas pelo banco. Na semana passada, a instituição anunciou reduções nas suas taxas de juros de mais de 70%. A reunião, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), foi proposta pelos deputados Frederico Antunes (PP) e Giovani Feltes (PMDB). Estiveram presentes, além do presidente Alexandre Postal e do deputado Frederico, os deputados Márcio Biolchi (PMDB), Adolfo Brito (PP), Ronaldo Santini (PTB), Lucas Redecker (PSDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Dr. Basegio (PDT) e Carlos Gomes (PRB).


Postal explicou que, diante da importância das medidas anunciadas, surgiu o interesse por parte de alguns parlamentares de que o presidente do banco comparecesse à Assembleia para detalhar a forma como se conseguiu chegar a elas. Frederico Antunes referiu o orgulho que se tem pelo banco e classificou o anúncio como uma “demonstração de sensibilidade, modernidade e garantia de futuro”. Pediu ao presidente que falasse sobre como se deu esse processo e sobre os reflexos que as medidas terão para o Estado. Ele aproveitou também para abordar o tema dos precatórios, assunto sobre o qual tem se debruçado. Citou projeto do deputado Santini (PTB) referente ao tema e perguntou sobre a possibilidade de os precatoristas obterem créditos a taxas mínimas.


Opção pelo crescimento
Túlio Zamin falou do cenário atual do sistema financeiro, de como o banco precisa estar permanentemente calibrando as suas estratégias no mercado, sem perder seu papel social. Citou a questão da portabilidade e o desafio de manter clientes e atrair novos. Disse que a sua gestão apostou, desde o início, no crescimento da instituição. “Parece uma obviedade, mas podíamos ter decidido por uma administração conservadora”, explicou. Segundo Zamin, o banco está capitalizado, com um patrimônio líquido de R$ 4,4 bilhões. “Não podemos, por questão política ou administrativa, encolher o banco”, afirmou. “É crescer ou crescer”.


Zamin explicou aos deputados como o banco vem atuando para expandir produtos e serviços como o Banricompras, falou sobre o grande número de pessoas mal-endividadas que poderão encontrar no banco uma forma de readministrar as suas dívidas e sobre o movimento de queda do Custo Brasil, que, no seu entender, é uma política econômica adequada, que não trará prejuízos para o sistema financeiro. Também apontou aspectos nos quais o banco ainda precisa avançar, como a categorização dos perfis dos seus clientes.


Os deputados parabenizaram a presidência do banco, destacando que a instituição transcende governos. Frederico Antunes destacou a segurança transmitida pelo presidente nas ações tomadas e sugeriu que se faça um debate mais amplo com a presença de todos os parlamentares.

Medidas anunciadas
Na semana passada, o Banrisul anunciou reduções de juros em linhas de crédito para pessoas físicas e empresas que vão de 27% (crédito pessoal com imóvel em garantia) a quase 74% (cheque especial). Nos cartões, houve queda de 67% no produto consignado para o servidor público. Para empresas, o banco baixou taxas em linhas como capital de giro, desconto de títulos e cartões. No capital de giro, o corte foi de 47%, com a taxa mínima caindo de 2,70% para 1,44%.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do Banrisul fala aos deputados sobre medidas anunciadas recentemente. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/presidente-do-banrisul-fala-aos-deputados-sobre-medidas-anunciadas-recentemente/ Acesso em: 14 out. 2026
Sair da versão mobile