AL/RS

Presidente da comissão sobre quilombos e áreas indígenas pede suspensão temporária de processos


O deputado Gilberto Capoani (PMDB) presidente da Comissão Especial constituída para debater a situação das Áreas Indígenas e Quilombolas, junto com o deputado Altemir Tortelli (PT), esteve reunido nesta quarta-feira (12) com o deputado Alexandre Postal, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde levaram informações colhidas nas audiências públicas realizadas na última segunda-feira (10) em Marau e Getúlio Vargas.

 

Capoani solicitou ao presidente da Casa que fosse o interlocutor para viabilizar uma reunião com o governador Tarso Genro, onde será apresentada uma solicitação de suspensão dos processos referentes a novas áreas, e ampliações de áreas para indígenas e quilombolas, considerando inconsistente a motivação inicial de alguns processos. “Continuo afirmando que temos que resgatar esta dívida social, mas não podemos cometer outra injustiça. Em Brasília estão discutindo alterações no formato para criação destes territórios, enquanto isto não ficar claro precisamos suspender os processos que estão em andamento”, afirmou Gilberto Capoani.

 

Na segunda-feira (10) Gilberto Capoani coordenou audiências públicas em Getúlio Vargas, na parte da manhã e em Marau, na parte da tarde. As reuniões contaram com a presença de mais de mil agricultores, também foram convidados representantes dos quilombolas, indígenas, do INCRA e da FUNAI, que não compareceram.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente da comissão sobre quilombos e áreas indígenas pede suspensão temporária de processos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/presidente-da-comissao-sobre-quilombos-e-areas-indigenas-pede-suspensao-temporaria-de-processos/ Acesso em: 25 ago. 2026
Sair da versão mobile