Oito deputados estaduais foram à tribuna depois do Grande Expediente, na sessão plenária dessa quinta-feira (29). As manifestações foram relativas à rede pública de saúde, à política industrial, ao consumo de bebidas nos estádios, à educação em Caxias do Sul, à postura da imprensa e à ética.
João Fischer (PP) comentou reportagem veiculada pela RBS TV, na última terça-feira (27), sobre a rede pública de saúde. Qualificando os gestores da área como incompetentes, ele indicou que, nos dois primeiros meses do ano, 6.497 consultas especializadas foram perdidas; já no ano passado, mais de 18 mil consultas sobraram em dois hospitais de Porto Alegre, e mais de 20 mil pacientes não compareceram às consultas. O deputado cobrou do governo medidas urgentes para desburocratizar o novo sistema informatizado, que não admite encaixe, impedindo o atendimento de emergências. O parlamentar também elogiou o programa lançado pelo governo na última quarta-feira (28) para estimular as indústrias, principalmente em relação à redução de ICMS para o setor calçadista. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Giovani Feltes (PMDB) questionou a postura do Partido dos Trabalhadores, especialmente do deputado Raul Pont (PT) em relação à disputa eleitoral em Rio Grande, afirmando que o PMDB não age da mesma maneira. Já em relação à Copa de 2012, ele declarou ser favorável à suspensão da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em estádios durante o mundial de futebol, acrescentando que pretende apresentar uma emenda para destinar parte dos recursos provenientes da publicidade desse tipo produto, nesse período específico, para ONGs. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Maria Helena Sartori (PMDB) rebateu críticas feitas pela deputada Marisa Formolo (PT) durante o Grande Expediente em relação à educação infantil em Caxias do Sul. Maria Helena destacou que o Índice de Desenvolvimento elaborado pela Fundação de Economia e Estatística mostra Caxias do Sul como líder no ranking de avanços na área da educação, salientou que o governo municipal recebeu um prêmio do Conselho Federal de Odontologia por um projeto de saúde bucal implantado nas escolas e frisou que as metas estabelecidas na área para 2011 foram atingidas ainda em 2009. Ouça, na íntegra, a manifestação da parlamentar.
Raul Carrion (PCdoB) manifestou satisfação relativa ao lançamento da política industrial do governo estadual, comentando as dificuldades que o setor enfrenta no país, incluindo problemas decorrentes do câmbio e dos altos juros. Ele também citou uma declaração da presidência da República, que tem a intenção de elevar a taxa nacional de investimentos de 19% para 24%. Carrion ainda agradeceu diversas lideranças políticas, de partidos variados, que participaram das comemorações pelos 90 anos do PCdoB; detalhou um projeto de resgate histórico relativo à cassação de deputados do seu partido e lembrou que o Prêmio Lila Ripoll de Poesia estará com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (30). Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Aldacir Oliboni (PT) retomou a questão da saúde em Porto Alegre, ressaltando que a cidade dispõe de 22 clínicas e hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços à população. Mesmo reconhecendo que a estrutura ainda é insuficiente para atender a demanda, ele frisou que Porto Alegre investe mais na saúde do que o percentual previsto na Constituição e sugeriu que a questão seja repensada nos municípios do interior. O parlamentar também defendeu a implantação de uma central de especialidades para agilizar o atendimento na Capital. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Miki Breier (PSB) manifestou contrariedade à liberação do consumo de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa do Mundo, que estaria prevista em projeto ainda não protocolado pelo governo, lembrando a aprovação do PL de sua autoria, em 2008, justamente proibindo a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios. Entre os resultados positivos verificados nos últimos anos, o parlamentar citou a redução da violência, indicada por dados da Brigada Militar, e o aumento da presença de crianças nas partidas. Defendendo a vigência da interdição durante o campeonato, ele reforçou que o compromisso do poder público deve ser maior em relação à segurança do cidadão do que em relação ao capitalismo. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Cassiá Carpes (PTB) também defendeu a manutenção da proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo, lembrando que o país costuma ser criticado internacionalmente por não cumprir a legislação. O parlamentar ainda acrescentou que a definição das seleções que virão a Porto Alegre durante o campeonato é decisiva para avaliar o público que deverá ser atendido. Ele também alertou para o risco de abrir um precedente, mas observou que o debate é válido e deve seguir na imprensa e na própria Assembleia. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Cassiá Carpes (PTB) também defendeu a manutenção da proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo, lembrando que o país costuma ser criticado internacionalmente por não cumprir a legislação. O parlamentar ainda acrescentou que a definição das seleções que virão a Porto Alegre durante o campeonato é decisiva para avaliar o público que deverá ser atendido. Ele também alertou para o risco de abrir um precedente, mas observou que o debate é válido e deve seguir na imprensa e na própria Assembleia. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Raul Pont (PT) respondeu aos questionamentos feitos pelo deputado Giovani Feltes (PMDB), explicando que sua manifestação anterior, na verdade, teria sido direcionada à imprensa, sendo secundário o episódio em Rio Grande. O parlamentar reforçou as críticas aos veículos de comunicação, cobrando objetividade e tratamento ético das informações. Ouça, na íntegra, a manifestação do parlamentar.
Fonte: AL/RS
