AL/RS

Piso do magistério volta a ser discutido pelos deputados na tribuna












A questão do piso nacional do magistério esteve mais uma vez presente nas manifestações dos deputados no período das comunicações da sessão plenária desta terça-feira (27). Também foram abordados temas como violência no futebol, comemoração do 90 anos do PCdoB, entre outros.

 

Pedro Pereira (PSDB) falou sobre a questão do piso nacional do magistério. O deputado fez referência ao discurso do governador Tarso Genro, realizado na semana passada na abertura da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Segundo o deputado, na ocasião, o governador afirmou que o Estado tem recursos garantidos para honrar todos seus compromissos. Pereira questionou o fato do governo estadual não cumprir o piso nacional do magistério e salientou que no Brasil apenas três estados não adotaram o piso, entre eles, o Rio Grande do Sul. O tucano se dirigiu ao deputado do PT, Alexandre Lindemneyer, sobre a postura do escritório de advocacia do qual o petista é sócio, sobre documento emitido a membros do magistério público em relação ao não pagamento do piso da categoria. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Raul Carrion (PCdoB) convidou a todos para as comemorações aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil. Ele informou que amanhã ocupará o Grande Expediente para proferir um discurso alusivo à data. Conforme o deputado, o PCdoB é o partido mais antigo do país. Também informou que a Assembleia Legislativa abrigará outras comemorações como uma exposição fotográfica e um seminário no Teatro Dante Barone. Carrion também mencionou a manifestação contra a desindustrialização do Brasil, realizada nessa segunda-feira (26), quando uma caminhada  reunindo trabalhadores e patrões percorreu as ruas da Capital gaúcha, para alertar sobre o tema. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Alexandre Lindenmeyer (PT), em resposta ao deputado Pedro Pereira, fez referência a matérias veículadas na semana passada pela imprensa gaúcha sobre documento emitido a membros do magistério público do Estado, pelo escritório do qual faz parte. Conforme o deputado, desde que assumiu uma cadeira na Casa, está impedido de exercer seu trabalho como advogado contra o Estado. Ele afirmou não ser contrário ao pagamento do piso, e disse que o mesmo só não é possível devido a incapacidade financeira do RS, além do fato do Estado não concordar em alterar o plano de carreira dos professores. Lindenmeyer afirmou que o escritório do qual é sócio, mas onde não está atuando por conta de sua ocupação no Legislativo, encaminhou um documento para 200 clientes, que fazem parte do magistério público, algo que em seu entendimento, faz parte das rotinas e atribuições de qualquer escritório do ramo. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Miki Breier (PSB) efetuou convite em nome da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da qual é presidente, para o 5º Encontro Latinoamericano “Memória, Verdade e Justiça – Cumprir com a Verdade”. O encontro acontece nesta sexta-feira (30) e sábado (31), e ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O deputado diz que o debate é importante para que o Brasil não cometa os mesmos erros do passado, referindo-se ao período em que o país foi conduzido pela ditadura militar. Ele informou que o tema já foi debatido também no Uruguai e Argentina. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Cassiá Carpes (PTB) disse voltar as suas origens, que é o futebol, e lamentou as mortes de dois torcedores do Palmeiras, no último final de semana, em confronto com torcedores do Corinthians. O deputado disse que o Brasil não é mais o país do futebol, que não tem mais craques e que sua estrutura está arcaica. Cassiá disse que dirigentes de grandes clubes financiam torcidas organizadas para percorrerem o país com adereços para promover os times, mas que estes não representam a juventude brasileira que aprecia futebol. Para o deputado, as famílias estão fugindo dos estádios por conta da violência, e mesmo assim, o Brasil vai abrir precedente em relação ao álcool, durante a Copa do Mundo de 2014. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Frederico Antunes (PP) abordou sobre a questão do piso do magistério, e mencionou matérias publicadas no jornal Correio do Povo, na última semana, as quais teriam evidenciado, segundo qualificou o deputado, um “bate-boca” entre o governado Tarso Genro e o senador e ex-ministro Cristovam Buarque em relação ao tema. Para Frederico, o governador tem esquecido tudo o que prometeu em campanha. Frederico também informou que nessa quinta-feira, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle será votado um requerimento de audiência pública para falar da importância do piso nacional do magistério como instrumento de desenvolvimento econômico, no qual será convidado o ex-ministro da Educação. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

 

Heitor Schuch (PSB) falou que está propondo a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do biodiesel. Para o deputado, é importante para que se faça um debate sobre a sustentabilidade ambiental. Conforme Heitor, não é apenas da soja que é possível extrair o combustível. Ele citou outras maneiras para a produção, como através do óleo de cozinha usado. O parlamentar informou que o documento para a instalação da Frente está disponível para os demais deputados que tiverem interesse. Ouça, na íntegra, a manifestação do deputado.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Piso do magistério volta a ser discutido pelos deputados na tribuna. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/piso-do-magisterio-volta-a-ser-discutido-pelos-deputados-na-tribuna/ Acesso em: 22 dez. 2024
Sair da versão mobile