O deputado estadual Miki Breier (PSB), atendendo ao pedido do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pedro Westphalen (PP), articulou o encontro que reuniu legisladores do Estado com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
A reunião aconteceu nesta quinta-feira, dia 23, em Recife, onde acontece a 17ª Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale). O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) também acompanhou a comitiva.
“Eduardo Campos, na abertura da conferência da Unale, valorizou os que têm coragem de enfrentar as urnas para construir a democracia no País. Disse que quem tem mandato não pode frustrar a esperança das pessoas, depositada nas urnas”, comentou Miki.
No encontro, o governador apresentou o modelo de gestão adotado pelo executivo pernambucano e falou dos avanços conquistados ao longo do mandato, como o programa Todos por Pernambuco, na área da administração, que foi reconhecido e premiado pela ONU. O mecanismo foi formatado para acompanhar o universo das ações administrativas.
“A Gestão Democrática e Regionalizada com Foco em Resultados é uma proposta que traz para o ambiente governamental as práticas de gestão utilizadas no meio empresarial. O programa permite o trabalho a partir de eixos estratégicos claros, avaliação permanente e medição de resultados”, explica Miki.
Ao mesmo tempo, o programa se caracteriza pela utilização de mecanismos de consulta e de participação social na definição das prioridades e no acompanhamento das ações de Governo. As plenárias regionais, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDES) e os Conselhos Regionais estão entre as inovações implementadas pelo governo socialista.
Governador destaca importância da classe política
Na abertura da 17ª Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), Eduardo Campos fez um discurso para uma plateia formado por deputados de todo o país. Em uma fala de quase 16 minutos, enalteceu a importância da classe política no processo de desenvolvimento social e político do Brasil.
Eduardo destacou que nos últimos 30 anos o Brasil avançou de forma significativa e evoluiu “pela força” e “capacidade” dos políticos em construir entendimentos. “Os pactos políticos e sociais foram gestados pelas mãos de pessoas que fizeram a transição democrática tão importante para o Brasil”, frisou. O socialista, inclusive, fez indagações a si mesmo sobre a autoria dos que trabalharam pela redemocratização do país e ao mesmo tempo respondeu. “Quem fez foi o compromisso de homens e mulheres que abraçaram a causa pública, que fizeram política com P maiúsculo, que tiveram coragem de se submeter ao voto popular”, afirmou Eduardo.
A Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina e se constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências para o fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento das ações do poder legislativo estadual, tratando de temas relevantes no contexto nacional.
O evento tem como tema este ano “Os desafios para o futuro que queremos” e abriga debates e palestras técnicas sobre: economia globalizada e as diretrizes para o desenvolvimento do Brasil; federalismo e as mudanças necessárias para o crescimento, a renegociação da dívida dos Estados com a União e outros assuntos afins.
Fonte: AL/RS