As rodovias são a principal rota para escoamento da produção agropecuária das regiões Centro Serra e Salto do Jacuí. Apenas na safra 2012/2013, conforme levantamento apresentado pelo vereador Bieli, cerca de R$ 949 milhões em produtos foram transportados pelas estradas. Outro dado destacado foi o número de acidentes e mortes ocorridos. “Só nos últimos três anos foram 260 acidentes com 28 mortes na RSC 481 e ERS 400”, relatou o vereador.
Para Oliboni, esta também é uma questão de direitos e proteção dos cidadãos. “Queremos um trânsito seguro para que todos possam trabalhar, passear, deslocarem-se com segurança. O fluxo de carros de passeio e caminhões é intenso e o problema dos trevos piora a situação, colocando em risco os cidadãos”, enfatizou o deputado.
De acordo com o secretário adjunto da Seinfra, João Mattos, e o assessor técnico da Secretaria, engenheiro Vilson Linhati; o projeto já está sendo elaborado. A previsão é de que em cerca de seis meses 19, 63 quilômetros da RSC 400 e RSC 347(a partir da Vila União) e 12,5 quilômetros da ERS 481 (de Cerro Branco a Novo Cabrais) estejam recuperados, dentro do pacote de obras emergenciais definido pelo Governo do RS.
O processo para adequação de trevos e acessos a Sobradinho, já protocolado no DAER, também foi tratado durante a reunião. O Departamento já acompanha a situação e a Seinfra/RS comprometeu-se a buscar solução para reduzir o número de acidentes e mortes.
Fonte: AL/RS