De 2 a 13 de abril, a exposição “A Ideia Cósmica”, de Paula Fraga, reúne pinturas que representam explosões de movimentos e vibrações, por meio de técnicas mistas e materiais diferenciados. Inspirada no Abstracionismo e no Expressionismo e baseada na história das Antigas Civilizações, ela expressa a liberdade e a arte como valores absolutos e independentes. A exibição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, exceto feriado, das 8h30 às 18h30, no Espaço Novos Talentos da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101).
A mostra “A Ideia Cósmica” é uma repaginação da proposta criada em 1995 pelos artistas plásticos Guti Fraga e Vitor de Freitas, que desenvolveram seus trabalhos por meio do estudo dos povos antigos e da filosofia Hermética. Os quadros intencionam qualificar energeticamente os ambientes e as pessoas, trazendo a consciência de um Ser Cósmico integrado ao seu planeta, equilibrado com suas energias, vivendo em harmonia consigo e com o Universo. A técnica utilizada é mista, utilizando acrílico em mdf e sobre painel, além de materiais como cordões, tecidos, papéis, colas, tintas e vernizes.
Paula Görgen Radici Fraga nasceu em Porto Alegre em 1981. Autodidata, a artista começou a pintar aos 16 anos, inspirada por sua mãe, a artista plástica Salete Radici. No início, seus trabalhos eram desenvolvidos em óleo sobre tela, no estilo Acadêmico, vivenciando o estilo Realístico Europeu, com esboços de paisagens e cenas bucólicas. Em 2004, levou a público suas obras pela primeira vez, ao apresentar uma Coletânea de Artes Visuais na UFRGS. No ano seguinte, sob orientação de Guti Fraga, com quem administra o Centro Cultural Espaço da Criatividade, experimentou técnicas baseadas nos estilos Impressionista, Expressionista e Simbolista. Em 2010, se aprofundou no estilo Abstracionista e na aplicação mais detalhada da técnica mista, com Guti Fraga, Regina Fraga e Vitor de Freitas.
Fonte: AL/RS
