AL/RS

Miki diz que espera avanços nas tratativas da União pela ampliação do comércio com a Argentina

Da tribuna da Assembleia, o deputado Miki Breier (PSB), elogiou a recente iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em propor a discussão de medidas para recuperar a venda de produtos brasileiros para a Argentina. Uma das alternativas estudadas é a de o Brasil financiar as compras via crédito de exportação. “O valor cogitado é muito próximo ao superávit total das vendas externas brasileiras para a Argentina em 2011, que fechou o ano em 5,8 bilhões de dólares”, lembrou o presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM).


De acordo com o Ministério, um encontro bilateral para debater as restrições impostas pelo país vizinho está marcado para ocorrer na próxima semana. “Um dos tópicos a serem abordados é a tentativa de se resguardar a indústria nacional, principalmente em setores como o calçadista e o têxtil, que já sofrem as consequências dos embargos. Esperamos que haja avanços, pois também temos o entendimento de que unidos, os países do Mercosul têm melhores condições de competir no mercado internacional”, assinala Miki Breier.

O presidente da UPM destacou ainda a importância de se fortalecer o Mercosul. “Sabemos que no leste europeu foram muitos anos para a construção da moeda única, para a consolidação da União Europeia. Portanto, acreditamos que a força do Mercosul passa também por esse debate, por essa articulação e pela sintonia do Brasil com a Argentina. É importante que a Câmara Federal, o Senado, os Parlamentos estaduais e também a nossa assembleia incentive e participe deste diálogo”, afirma.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Miki diz que espera avanços nas tratativas da União pela ampliação do comércio com a Argentina. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/miki-diz-que-espera-avancos-nas-tratativas-da-uniao-pela-ampliacao-do-comercio-com-a-argentina/ Acesso em: 14 out. 2026
Sair da versão mobile