AL/RS

Instalada Comissão Especial para tratar da Escola de Tempo Integral



Em ato realizado nessa quarta-feira (6), na sala da Presidência da Assembleia, o presidente em exercícioda Casa , deputado Paulo Odone (PPS), instalou e deu posse aos integrantes da Comissão Especial para tratar da Escola de Tempo Integral no Rio Grande do Sul. O órgão técnico tem a deputada Juliana Brizola (PDT) como presidente.

 

Durante a solenidade, a deputada Juliana Brizola, que sempre defendeu o projeto pela implantação de escolas de tempo integral no Rio Grande do Sul, manifestou seu contentamento pela regulamentação, ontem, pelo governo estadual, da Emenda Constitucional aprovada pela Assembleia, determinando que o Estado implante de forma progressiva a Escola de Tempo Integral.


Juliana lembrou, durante o discurso de posse, que o RS, “que já alcançou os mais altos patamares educacionais, padece nos dias atuais, apresentando índices que assustam. Os resultados do último IDEB – prosseguiu – evidenciam a grave situação do sistema educacional brasileiro, mas podemos apontar exceções, como os CIEPs Pablo Neruda e Glauber Rocha, do Rio de Janeiro, que figuram entre os cinco escolas com melhores desempenho quando comparadas com todo o país. Aqui em nosso Estado – registrou ainda – o CIEP Neusa Mari Pacheco, da cidade de Canela, foi destacado pelo Sesi como uma das melhores escolas públicas do Brasil”.


A parlamentar trabalhista observou que a Comissão deverá realizar uma profunda radiografia das condições atuais das escolas que funcionam em tempo integral, relacionando-as com as experiências no Brasil e em outras Nações. “Queremos – asseverou – ao final dos nossos trabalhos apontar sugestões e propostas que viabilizem a colocação, na prática, da Emenda Constitucional aprovada nesta Casa”. E concluiu: “Como Brizola decretou, em 1961, o Ano da Escolarização em nosso Estado, reduzindo o analfabetismo ao esparramar 6302 escolas pelo território gaúcho, da mesma forma buscamos abrir as portas das escolas públicas para este projeto revolucionário de inclusão social”.


Composição

A Comissão Especial, que funcionará durante 120 dias, terá como titulares, além de Juliana Brizola, os deputados Dr. Basegio, também do PDT; Ana Affonso, Miriam Marroni e Stela Farias, do PT; Gilberto Capoani e Giovani Feltes, do PMDB; Frederico Antunes e Mano Changes, do PP; Jurandir Maciel, do PTB; Zilá Breitenbach, do PSDB, e Paulo Odone, pelo PPS.


Os suplentes são os deputados Álvaro Boessio e Nelson Härter, do PMDB; Marisa Formolo, do PT; Ernani Polo e Silvana Covatti, do PP; Gilmar Sossella e Vinícius Ribeiro, do PDT; José Sperotto, do PTB, e Pedro Pereira do PSDB.


Presenças

Participaram ainda da solenidade o deputado Jurandir Maciel (PTB); o diretor do Departamento de Articulação com Municípios da Secretaria da Educação, Antônio Marangon, representando o governo do Estado; o ex-deputado Janir Branco, representando a Famurs; o ex-secretário da Fazenda Orion Cabral; o vereador de Alegrete Rudi Pinto, entre outras autoridades.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Instalada Comissão Especial para tratar da Escola de Tempo Integral. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/instalada-comissao-especial-para-tratar-da-escola-de-tempo-integral/ Acesso em: 04 out. 2025
Sair da versão mobile