AL/RS

Ibsen Pinheiro será Deputado Emérito, por proposição de Postal

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira(5), proposição do deputado Alexandre Postal (PMDB) indicando o ex-deputado Ibsen Pinheiro para ser agraciado com a distinção de Deputado Emérito. Os 46 parlamentares presentes na hora da apreciação da proposta votaram favoravelmente, “indicando o carinho e o respeito do Parlamento gaúcho a esta figura, orgulho da política rio-grandense”, apontou Postal.

 

“É um merecido reconhecimento a Ibsen Pinheiro, deputado que exerceu mandato nesta Casa. Ao longo de sua história parlamentar, Ibsen destacou-se como orador ímpar, intransigente defensor das liberdades democráticas, líder atuante e apaixonado pela defesa dos interesses sociais”, acrescentou Alexandre Postal. O deputado citou uma das suas mais importantes posições: a proposição de emenda ao projeto de lei federal nº 5938/09, que estabelece o modelo de partilha dos royalties decorrentes da extração de petróleo da cama pré-sal, “com inegável benefício para todos os municípios brasileiros”.

 

Ibsen Pinheiro é jornalista, advogado, dirigente esportivo e procurador de Justiça aposentado. Foi vereador em Porto Alegre de 1976 a 1978, e deputado estadual de 1979 a 1982, quando elegeu-se deputado federal. Em Brasília, foi presidente da Câmara dos Deputados – função da qual deu início ao processo de Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello – e chegou a ocupar interinamente a Presidência da República. Nascido em São Borja, Ibsen chegou a Porto Alegre aos sete anos de idade com a mãe, Lília, e os irmãos Aura e Darwin. O pai, o espanhol Ricardo, havia morrido quatro anos antes.

 

Desde então, Ibsen adotou Porto Alegre como sua cidade, conhecendo cada esquina do Centro, onde cresceu. Estudou nos colégios Paula Soares e Júlio de Castilhos, militou no PCB, e começou a carreira jornalística no jornal do partido, a Tribuna Gaúcha, aos 16 anos de idade. Na década de 60, formou-se em Direito pela PUC do Rio Grande do Sul. Na época, morava no Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista no Diário Carioca e no Jornal do Brasil, até 1964. Aos 30 anos, casou-se com a jornalista Laila Lontra, depois Laila Pinheiro, com quem teve o filho Márcio, também jornalista.

 

Em 1968, integrou-se à vida do Internacional, onde participou do grupo dirigente dos Mandarins, até 1971. A partir daí, dedicou-se à crônica esportiva. Em 1976, ingressou na carreira política, elegendo-se como o vereador mais votado de Porto Alegre, com mais de 16 mil votos. Desde 1994, quando deixou a Câmara dos Deputados, Ibsen atuou no Ministério Público, de onde se aposentou em 1996. Lecionou Direito Constitucional na Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, foi duas vezes diretor de Futebol do Internacional, voltou ao comentário esportivo, na RBS TV e na Rádio Gaúcha, e foi secretário de Comunicação Social no primeiro ano do mandato do governador Germano Rigotto.

 

Afastou-se do cargo para escrever um livro de memórias. Foi eleito novamente para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em outubro de 2004. Foi o candidato mais votado ao obter 22.994 votos. Nas eleições gerais de 2006, foi reconduzido à Câmara dos Deputados, recebendo 76.165 votos.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ibsen Pinheiro será Deputado Emérito, por proposição de Postal. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/ibsen-pinheiro-sera-deputado-emerito-por-proposicao-de-postal/ Acesso em: 05 out. 2025
Sair da versão mobile