AL/RS

Governo assume modelo de escola integral no RS



– Iniciativa da deputada Juliana Brizola virou proposta do Executivo

 

O modelo educacional idealizado por Darcy Ribeiro na década de 80, no Rio de Janeiro, por solicitação do então governador Leonel Brizola, que originou os Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, através da escola de tempo integral, três décadas mais tarde poderá incluir também um milhão de crianças e adolescentes gaúchos do ensino fundamental. A proposta legislativa assinada hoje (5) pela manhã, no Palácio Piratini, pelo governador Tarso Genro, oficializa a escola integral como política de Estado e, em dez anos, o modelo deverá abrigar a totalidade das escolas públicas estaduais.

 

Cercada de brizolistas e trabalhistas históricos, na solenidade a deputada Juliana Brizola saudou a determinação política do governador, o primeiro a assumir o modelo integral através de lei estadual e não por decreto.

 

Protocolado pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e pelo secretário estadual da Educação, Clovis Azevedo, na Assembleia Legislativa, o projeto vai tramitar em regimento de urgência.

 

O projeto educacional dos pedetistas, ganhou a versão oficial do governo conforme a proposta da deputada Juliana Brizola que tramitava no Legislativo através do projeto 69/2012: a oferta do horário integral aos alunos do Ensino Fundamental de forma progressiva, ou seja, em até dez anos, pelo menos 50% das matrículas serão em horário integral, com prioridade para as regiões de maior vulnerabilidade social. A jornada integral nas escolas gaúchas terá turnos de sete horas diárias, com quatro refeições.

 

O secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe; o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand; a deputada Ana Affonso (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; deputados Giovani Cherini (PDT), Vinícius Ribeiro (PDT), Décio Franzen (PDT), Valdeci Oliveira (PT), o ex-deputado Aldo Pinto (PDT), o vereador Delegado Cleiton, militantes da Juventude Socialista do PDT e trabalhistas históricos acompanharam a assinatura do projeto que, conforme revelou o governador Tarso Genro, será viabilizado com os recursos do pré-sal destinados à educação.

 

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Governo assume modelo de escola integral no RS. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/governo-assume-modelo-de-escola-integral-no-rs/ Acesso em: 04 out. 2025
Sair da versão mobile