“Estamos superando uma pendência de muitos anos. Agora, a comunidade da Vila São Martin tem sua vinculação com São Sebastião do Caí formalizada.” A manifestação é do deputado Giovani Feltes (PMDB) após a aprovação pela Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (27) do que requerimento da Comissão de Assuntos Municipais que altera a demarcação das divisas entre Caí e Capela de Santana. A mudança beneficia diretamente aos quase cinco mil moradores da Vila São Martin.
A localidade pertencia em sua maior extensão de maneira formal a Capela de Santana, porém os principais serviços públicos, como escola, creche e o programa de Saúde da Família, assim como a manutenção da infraestrutura nas estradas, são mantidos pela Prefeitura de Caí. As câmaras municipais das duas cidades já tinham aprovado leis concordando com a anexação integral da Vila São Martin para o território de São Sebastião Cai, refletindo a vontade majoritária dos moradores.
“Importante que temos a plena concordância entre os dois municípios e a correção das divisas representará melhores condições para o crescimento da comunidade local”, acredita Feltes, que propôs na parte da manhã que o requerimento entrasse na pauta de votação. O prefeito caiense Darci Lauermann (PMDB) acompanhou desde cedo os debates em torno da proposta na Assembleia.
Fonte: AL/RS