AL/RS

Deputados da UPM trabalham a unificação da legislação de trânsito entre os países do bloco

O deputado Miki Breier (PSB) coordenou nesta quinta-feira, dia 23, em Pernambuco, o encontro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). Na atividade, os parlamentares trabalharam as possibilidades de unificação das legislações de trânsito entre os países do bloco. “Vamos avançar nesta discussão propondo medidas que facilitem e deem segurança para os condutores, promovendo a real integração entre os cidadãos sul-americanos”, afirmou Miki Breier, presidente da UPM.


Para discutir as alternativas legais da integração de trânsito foi realizada a palestra com o Diretor Técnico do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.Conforme Miki Breier as propostas serão discutidas com os deputados federais brasileiros, com o apoio do Detran/RS, que irá trabalhar na formulação técnica das medidas. A UPM também levará a pauta para ser trabalhada no Parlamento do Mercosul.


A atividade teve a participação dos deputados gaúchos: Zilá Breitenbach (PSDB), Jurandir Maciel (PTB), Raul Carrion (PCdoB), Adolfo Brito (PP) e do presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen. Foi encaminhada ainda a preparação do seminário Mercosul Cidadão, que será realizado no município de Chapecó (SC), nos dias 21 e 22 de agosto.


Concomitante à atividade foi realizada a primeira reunião do Bloco Brasileiro da UPM, com a eleição da nova diretoria da representação. O presidente para o próximo período será o deputado Luiz Eduardo (SC), tendo como vices Francisco Souza (AM), Maurício Picarelli (MS) e Raul Carrion (RS). Como secretário-geral assume Francisco Souza (AM); 1º secretário, Alexandre Postal (RS); tesoureiro, Miki Breier (RS) e 1º tesoureiro, Luiz Tchê (AC). O conselho fiscal é composto por Edilson Andrimo (SC), Ponticelli (SC), Artagão de Matos (PR), Liza Prado (MG), Gilberto Capoani (RS) e Sandro Solutes (ES).

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Deputados da UPM trabalham a unificação da legislação de trânsito entre os países do bloco. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/deputados-da-upm-trabalham-a-unificacao-da-legislacao-de-transito-entre-os-paises-do-bloco/ Acesso em: 06 ago. 2025
Sair da versão mobile