Deputados da base aliada e da oposição ocuparam a tribuna para encaminhar e discutir o PL 31/2012. Além de reconhecer a importância dos bombeiros para a sociedade e manifestar o voto favorável à proposição, os parlamentares trocaram críticas entre si, a governos anteriores e ao atual governo.
O primeiro a ocupar a tribuna foi o líder partidário do PSDB, deputado Jorge Pozzobom. Ele defendeu e desvinculação do corpo de bombeiros da Brigada Militar e adiantou que protocolará a criação de uma subcomissão para estudar o assunto. Também se manifestou pelo PSDB, o deputado Pedro Pereira. Pela bancada do PMDB, pronunciaram-se os deputados Giovani Feltes e Edson Brum e a deputada Maria Helena Sartori. A parlamentar parabenizou os bombeiros “que serão reenquadrados e poderão ter o reconhecimento pela tarefa que desempenham”. Os deputados Frederico Antunes e Pedro Westphalen (PP) salientaram a importância dos bombeiros para a sociedade. As manifestações da oposição também referiram críticas ao governo nos encaminhamentos relativos ao piso do magistério e ao fato de não reconhecerem os méritos de outros governos.
Pela base aliada, o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), ocupou a tribuna para explicar que projeto faz parte de política para todos os setores da segurança pública, demonstrando que, dentro das possibilidades, o governo está recuperando um conjunto de injustiças acumuladas. Ainda da bancada petista, manifestaram-se os deputados Luis Fernando Schimidt, Jeferson Fernandes e Nelsinho Metalúrgico. Também pronunciou-se o deputado Ronaldo Santini (PTB), que destacou a força da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs) na atuação para aprovação do projeto. Já o deputado Cassiá Carpes (PTB) destacou a importância dos projetos de reajustes e disse que a BM é referência no Estado em termos de credibilidade.
Fonte: AL/RS