Em seu pronunciamento, Westphalen fez questão de afirmar que o prêmio não era uma homenagem, mas um merecido reconhecimento às ações da sociedade civil que servem de exemplo em suas áreas de atuação. O parlamentar ressaltou a inclusão, a partir desta edição, da categoria Referência Educacional entre as premiações. “A educação é a maior, a mais moderna, e a mais poderosa arma na defesa de um povo”, enfatizou. Mencionou ainda os três vencedores da categoria Mérito Político – Frederico Antunes (PP), Germano Rigotto (PMDB) e Pepe Vargas (PT) – identificando-os como homens de grande honradez e capacidade de trabalho. “São a prova de que é possível fazer política de qualidade” elogiou.
Russowsky, por sua vez, destacou que a receita do sucesso do projeto Líderes & Vencedores em seus 19 anos de existência se deve à parceria entre a iniciativa privada, o setor público e as lideranças representativas da sociedade civil. “São exemplos que animam a crença e a disposição de todos, de construir um Estado melhor para se viver”, enfatizou.
A cerimônia contou com apresentação do grupo musical Quartchêto, formado por Luciano Maia, Hilton Vaccari, Ricardo Arenhaldt e Julio Rizzo. A Orquestra Villa Lobos, composta por jovens da rede municipal de ensino de Porto Alegre e uma das entidades premiadas, fez uma apresentação durante o recebimento do seu troféu.
O prêmio
A valorização do sucesso é o principal objetivo do Prêmio Líderes & Vencedores. Jornalistas, autoridades e personalidades do Rio Grande do Sul, das áreas contempladas, indicam os nomes que passam por uma comissão Julgadora, sob a supervisão da Comissão Coordenadora e de uma empresa de auditoria. O júri define então as 15 pessoas físicas, jurídicas ou projetos, três em cada uma das categorias (Mérito Político, Destaque Comunitário, Sucesso Empresarial, Expressão Cultural e Referência Educacional), para receber a distinção.
O Prêmio deste ano contou com o patrocínio das empresas Ipiranga, Sicredi, Aplub, Banrisul, Brasken, Icatu, Gerdau, Banco do Brasil e Certisign.
Agraciados com o Prêmio Líderes e Vencedores 2013
Mérito Político
Frederico Antunes
Frederico Cantori Antunes está em seu quarto mandato como deputado estadual do Rio Grande do Sul. É filiado ao Partido Progressista e já foi secretário estadual de Obras no Governo Rigotto e presidente da Assembleia Legislativa, em 2007. No começo de sua carreira política, em 1992, foi eleito o vereador mais votado de Uruguaiana. Seis anos mais tarde, conquistava uma cadeira no parlamento gaúcho. Entre os projetos de sua autoria estão a lei que viabilizou a biotecnologia no Estado e o projeto que regularizou o Banco de Alimentos.
Germano Rigotto
Eleito governador do Rio Grande do Sul em 2002, Germano Rigotto começou a vida pública em 1976, como vereador pelo MDB, em Caxias do Sul, sua cidade natal. Foi eleito deputado estadual em 1982 e reeleito quatro anos mais tarde. Chegou ao Congresso Nacional nos anos 1990. Foi líder do PMDB no governo Fernando Henrique Cardoso e coordenou o Núcleo Parlamentar de Estudos Tributários e Contábeis – trabalho voltado especialmente para a criação do Simples, além de ter presidido, em 1999, a Comissão da PEC da Reforma Tributária. Em seu mandato como governador, foi pioneiro ao implantar o pregão eletrônico, a Certificação Digital e o ICMS Eletrônico.
Pepe Vargas
Gilberto José Spier Vargas é ministro do Desenvolvimento Agrário e médico homeopata, formado pela Universidade de Caxias. nasceu em Nova Petrópolis em 29 de outubro de 1958. Iniciou a vida pública em 1989, quando foi eleito vereador em Caxias do Sul pelo Partido dos Trabalhadores. Foi eleito deputado estadual em 1995 e prefeito de Caxias em 1996, sendo reeleito em 2000. Sua gestão recebeu diversas premiações como Melhores Práticas em Gestão Local, da Caixa Econômica Federal, e Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Foi eleito deputado federal em 2007 com mais de 124 mil votos, sendo o mais votado de seu partido, e reeleito em 2011.
Cooperativa Piá
A Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda – Piá – foi fundada em 29 de outubro de 1967, em Nova Petrópolis. Conta atualmente com 15 mil associados e mais de mil funcionários e envolve produtores rurais de 85 municípios gaúchos somente na área de captação.
Telmo Costa
Sócio fundador e Presidente do Grupo Meta, um dos principais grupos brasileiros de tecnologia da informação com atuação internacional.
Vinícola Lídio Carraro
Vinícola boutique, de propriedade familiar, a Lídio Carraro é guiada por uma filosofia purista e está no ramo da vitivinicultura há mais de cinco gerações.
Cataventus – Ação de Integração Social e Cultural
A Cataventus é uma associação civil sem fins lucrativos. Constituída por educadores de diferentes formações e experiências profissionais, utiliza a contação de histórias como instrumento de inclusão social.
Feci (Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional)
A mais antiga das fundações ligadas a clubes de futebol do mundo, a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional – Feci – foi instituída em 22 de julho de 1976. A Feci promove ações de estímulo à cultura, à educação e ao esporte para crianças, adolescentes e seus familiares, consolidando seu trabalho com propostas direcionadas ao resgate da cidadania.
Via Vida
Fundada oficialmente no dia 29 de junho de 2000, a Via Vida surgiu com a missão de promover a doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul. A proposta é incentivar o aumento de transplantes e, assim, beneficiar e apoiar as pessoas em lista de espera, além de fornecer assistência aos transplantados e seus familiares, bem como dos doadores.
Santander Cultural
Mantido pelo Banco Santander em um prédio histórico de Porto Alegre, construído de 1927 a 1931, o Santander Cultural tem espaços organizados para abrigar exposições, shows de música popular e eventos diversos. A instituição desenvolve também importantes iniciativas nas áreas de cinema e patrimônio, além do Centro de Capacitação Digital, que promove a inclusão digital para a terceira idade.
Tania Rösing
Professora graduada em pedagogia e letras e doutora em Teoria Literária da Universidade de Passo Fundo, Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing é conhecida por ser a coordenadora e idealizadora da Jornada Nacional de Literatura. O evento, criado em 1981, coroa o trabalho de leitura feito pelas escolas e bibliotecas com a visita de vários e ilustres escritores.
Theatro Sete de Abril
O Theatro Sete de Abril, localizado em Pelotas, serve de abrigo para diferentes estilos de manifestações culturais. Foi o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e é considerado um dos mais antigos teatros em funcionamento no Brasil.
Marli Dagnese Fiorentin
Professora do Colégio Estadual Padre Colbachini, em Nova Bassano, graduada em Letras, com especialização em Tecnologias na Educação, atuou como professora de língua portuguesa e literatura e foi tutora de cursos EAD pela Fundação Telefônica e Instituto Paramitas. Ministra oficinas de formação para professores e leciona para a educação infantil atuando como apoio pedagógico para o uso de tecnologias. Possui vários blogs e foi pioneira no uso do blog educacional no País.
Mônica Timm de Carvalho
Diretora Geral do Colégio Israelita Brasileiro, escola que recebeu o troféu Ouro nas três primeiras edições do Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo SINEPE-RS (2010, 2011 e 2012). Licenciada em Letras e especialista em Gestão Empresarial, ambas pela UFRGS, e mestranda em Gestão Educacional pela Unisinos, integrou a diretoria do SINEPE-RS por três gestões (de 2005 a 2013), coordenando a pasta de Inovação.
Orquestra Villa-Lobos
A Orquestra de Flautas é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villalobos da rede de ensino do município de Porto Alegre. Sua finalidade é a inclusão social através do acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas. Em 2003, o programa ficou maior com a implantação das Oficinas de Música e passou a atender mais de 400 alunos com aulas de música com vários instrumentos.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Federasul
Fonte: AL/RS