AL/RS

Aprovadas audiências públicas para debater doenças ocupacionais e autismo



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Miki Breier (PSB), realizou reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (28). Os parlamentares aprovaram a realização de duas audiências públicas parea debater o autismo e as doenças ocupacionais.

 

Miki destacou a importância de uma audiência pública para debater o tema Direitos Humanos e Saúde no Mundo do Trabalho: a questão das doenças ocupacionais. O parlamentar salientou que a saúde como um direito humano é tema prioritário para a CCDH e é tema da Campanha da Fraternidade de 2012. “Queremos tratar a saúde como um grande direito humano, por isso a importância deste tema, a saúde no local de trabalho. Sabemos que há muitas doenças que são oriundas dos locais de trabalho, do exercício repetitivo e do esforço e nós queremos que este debate venha à tona”, avalia. Miki também salientou a importância de ouvir na audiência pública os sindicatos e pessoas envolvidas que sofrem por trabalharem em locais insalubres e inadequados. 

 

Audiências públicas aprovadas


  • Assunto: Direitos Humanos e Saúde no Mundo do Trabalho: a questão das doenças ocupacionais
    Proponente: deputado Miki Breier (PSB)
  • Assunto: Tratar sobre o tema Autismo
    Proponente: deputado Alexandre Lindenmeyer (PT)

Assuntos gerais
No período dos assuntos gerais, o representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST), Joaquim Sigaud, entregou aos parlamentares da CCDH o material desenvolvido pelo Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), com dados e estatísticas sobre o tema no país.


Também durante os assuntos gerais o morador da praia de Magistério, Avelino Rodrigues, apresentou denúncia contra atos da prefeitura de Balneário Pinhal referente ao tratamento dado a moradores da área de marinha da praia de Magistério. Pelo relato, a construção de uma passarela por parte do Executivo municipal bloqueia a saída de casa de um dos moradores. Rodrigues denuncia que por habitarem em área de marinha os moradores estão impedidos de acessar a rede de energia elétrica e a rede de água potável, além de não poderem efetuar cadastro no Programa de Saúde da Família (PSF). 


Presenças
Participaram da reunião os deputados Álvaro Boessio (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Ana Affonso (PT), Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Adolfo Brito (PP), Paulo Azeredo (PDT), Ronaldo Santini (PTB) e Luciano Azevedo (PPS).


 





Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Aprovadas audiências públicas para debater doenças ocupacionais e autismo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/aprovadas-audiencias-publicas-para-debater-doencas-ocupacionais-e-autismo/ Acesso em: 12 nov. 2025
Sair da versão mobile