AL/MG

Reduzido número de táxis em Confins é tema de reunião

Debater a situação do transporte de passageiros por táxi no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Esse é o objetivo de uma audiência pública que será realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira (19/6/12), às 14h30, no Plenarinho I. O autor do requerimento para a reunião é o deputado João Vítor Xavier (PRP).

Na justificativa do parlamentar para o pedido da reunião, ele citou uma matéria publicada recentemente pelo Jornal Hoje em Dia, que traz a informação de que “há demanda para, pelo menos, 1.500 táxis no aeroporto, mas apenas 508 estão credenciados e, desses, há apenas 400 ativos”. Segundo o deputado, os seis mil táxis de Belo Horizonte possuem permissão para levar os passageiros até Confins, porém não podem voltar com clientes. “Essa mesma regra vale para a frota das cidades de Lagoa Santa e Confins”, explicou.

De acordo com João Vítor Xavier, os veículos gerenciados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) são liberados a embarcar passageiros em qualquer cidade da Região Metropolitana de BH. “No entanto, continuam as deficiências nos serviços de táxis e a atuação ostensiva de agenciadores de veículos clandestinos dentro do terminal principal, que praticamente não possui fiscalização”, ressaltou. O parlamentar disse que, conforme declarações do diretor do DER-MG, pelo menos 35% dos passageiros que embarcam ou desembarcam no aeroporto usam veículos clandestinos, que costumam oferecer corridas pela metade do preço.

Para o deputado, a demanda para táxis em Confins irá aumentar com a Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, eventos que terão Belo Horizonte como uma das sedes. “Entende-se que o momento exige ações categóricas e, para que essas aconteçam, é de extrema importância o debate a ser realizado na Assembleia”, destacou.

Convidados – Foram convidados para a reunião o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o diretor-geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; a superintendente do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Maria Edwirges Madeira; e o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG), Dirceu Efigênio Reis.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Reduzido número de táxis em Confins é tema de reunião. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/almg/reduzido-numero-de-taxis-em-confins-e-tema-de-reuniao/ Acesso em: 06 jul. 2025
Sair da versão mobile