AL/MG

Jovens de 15 cidades se preparam para etapa estadual do PJ

No final da próxima semana, 105 alunos do ensino médio de 76 escolas da rede pública e privada de 15 municípios mineiros estarão em Belo Horizonte participando da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2012. Em dois dias, 28 e 29 de junho, os jovens vão discutir as 45 propostas de ação para o poder público, em torno do tema “Educação Cidadã”, aprovadas na etapa municipal. No primeiro dia, os estudantes, reunidos em três grupos de trabalho, irão priorizar até cinco propostas por grupo para serem apreciadas e votadas, no dia seguinte, em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os estudantes que estarão atuando nessa etapa do projeto foram indicados durante a plenária final da fase municipal do Parlamento Jovem de Minas, para representar cada um dos municípios integrantes do projeto. Os trabalhos desenvolvidos nessa etapa se estenderam durante os meses de março a junho, mobilizando, nos municípios, um total de 880 estudantes do ensino médio e uma equipe de 99 monitores, formada por servidores das câmaras municipais, estudantes universitários de cursos de Direito, Ciências Sociais e Pedagogia, além de estudantes do ensino médio que atuaram em edições passadas do Parlamento Jovem de Minas. A etapa municipal do projeto contou com o apoio da Escola do Legislativo da ALMG e da PUC Minas, que ofereceram um programa de capacitação dirigido aos monitores e aos estudantes do ensino médio.

Palestras, reuniões de estudo e de trabalho para elaboração das propostas, mesas de debate, visitas às câmaras municipais, dinâmicas utilizando recursos do teatro e atividades envolvendo a comunidade foram as ações incluídas nas programações locais. Na fase final da etapa municipal, os estudantes analisaram e votaram propostas que foram encaminhadas aos legislativos municipais para providências posteriores e priorizaram outras três, cada uma relacionada a um dos três subtemas integrantes da temática central, já enviadas à ALMG para compor o documento base da etapa estadual.

Edição de 2012 tem a participação de 15 municípios mineiros

Desde 2004, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas – Coração Eucarístico, por intermédio da Escola do Legislativo e do Departamento de Ciências Sociais daquela universidade, realizam o projeto Parlamento Jovem. As seis primeiras edições foram restritas à Capital, mobilizando 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto, formando uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.

As câmaras participantes avaliam que o projeto contribui de forma positiva para a aproximação do Legislativo municipal com a sociedade, propiciando aos jovens conhecer a estrutura e o funcionamento do Parlamento e os espaços que estão abertos para sua participação. Participaram do Parlamento Jovem de Minas 2012 as Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Carandaí, Espera Feliz, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Jovens de 15 cidades se preparam para etapa estadual do PJ. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/almg/jovens-de-15-cidades-se-preparam-para-etapa-estadual-do-pj/ Acesso em: 06 jul. 2025
Sair da versão mobile