Para conhecer os procedimentos adotados no acolhimento das mulheres vítimas de condutas violentas, a Comissão Especial da Violência contra a Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (18/6/12), às 17 horas, visita à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Rua Aimorés, 3.005, Barro Preto, Belo Horizonte).
O requerimento é do presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Segundo ele, acompanhar o trabalho dos agentes públicos especializados nesse acolhimento, será importante para a construção do relatório final, que agrupará informações de todos os eventos realizados pela comissão. “Além disso, poderemos levantar as dificuldades enfrentadas pelo órgão na realização deste trabalho”, ressaltou o parlamentar.
Em audiência pública realizada na última terça-feira (12/6/12), a comissão ouviu a autora do livro “Acesso à Justiça e Violência Contra a Mulher em Belo Horizonte”, Wânia Pasinato. Ela afirmou que, no Brasil, mesmo com o advento da Lei Maria da Penha, as mulheres têm dificuldade para registrarem um boletim de ocorrência. A pesquisadora lembrou que, ainda hoje, a aplicação de políticas públicas pelo Estado é prejudicada, justamente, pela falta de dados.
A comissão foi instituída no dia 28 de março deste ano com o objetivo de promover debates e propor soluções para erradicar a violência contra as mulheres. Além do deputado Dalmo Ribeiro, são membros efetivos: a deputada Rosângela Reis (PV), a deputada Luzia Ferreira (PPS), o deputado Ivair Nogueira (PMDB) e a deputada Maria Tereza Lara (PT).
Fonte: AL/MG