Nesta terça-feira (22/05), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, foi homenageado no Salão Nobre da Corte com a aposição de seu retrato na Galeria dos Presidentes do STJ. Na oportunidade também foram lançadas seis novas obras. Três são de autoria do próprio ministro, Breves Reflexões Críticas sobre a Ação de Improbidade Administrativa, Ementários e Palavras Escolhidas.
A outra coleção, em três volumes, intitulada Estudos Jurídicos em Homenagem ao ministro Cesar Asfor Rocha, é uma coletânea de artigos de Ministros de Estado, dos Tribunais Superiores e professores de direito. Entre os quais o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto; do STJ, ministro Ary Pargendler; da Justiça, José Eduardo Cardozo; ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos; vice-presidente da República, Michel Temer.
Presente ao evento, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Gabriel Wedy, a convite do homenageado, contribuiu para a obra com artigo. O tema do artigo de Wedy foi “A separação dos Poderes e a Independência do Poder Judiciário”.
Estavam presentes na homenagem e no lançamento de livros, ministros do Supremo e dos Tribunais Superiores, Ministros de Estado, além de diversas autoridades civis das três esferas do Poder, nos níveis federal, estadual e municipal, bem como representantes do Ministério Público.
O ministro Cesar Asfor Rocha é o único ministro da história do STJ que ocupou todos os cargos destinados aos membros do Tribunal. Atualmente, é presidente da Comissão Conjunta de Poderes Judiciários Europeus e Latino-Americanos, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e diretor da Ouvidoria do STJ. Integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma do Tribunal da Cidadania.
Na vida acadêmica, Cesar Asfor Rocha é mestre em direito público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde possui título de notório saber jurídico e de professor honoris causa. É doutor honoris causa da Universidade de Fortaleza (Unifor), membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, onde ocupa a cadeira 23, tendo cinco livros publicados.
Fonte: AJUFE