Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

O amigo e a gestão

 

Hoje, dia 20 de Julho, é o dia do amigo. Você já abraçou seus amigos hoje?

 

Mas, existe semelhança entre a amizade entre duas pessoas e a gestão?

 

Claro que sim. Vamos analisar os elementos que formam uma amizade:

 

Compreensão, lealdade, verdade, carinho e atenção.

 

Não são estes verbos da gestão do seu negócio?

 

Compreensão

 

Cada vez mais precisamos nas empresas de pessoas compreensivas, que possam entender a situação do cliente. Não basta aceitar e concordar. Tem que se colocar no lugar do cliente, compreender suas necessidades, seus sentimentos, suas verdades. Daí então estarás apto a compreender a situação de uma maneira ímpar.

 

Lealdade

 

O cliente quer mais do profissional que contrata além de conhecimento e atualização em relação ao conhecimento. Ele quer lealdade. Não apenas a lealdade de não trair. Mas, a lealdade de informar ao cliente tudo de importante que acontece, a lealdade de ser sincero se perder, de ser leal ao dizer os reais riscos da ação, etc.

 

Ser leal com o cliente é imprescindível para o crescimento da empresa.

 

Verdade

 

A verdade é mais que um requisito, é a única maneira de conseguir cativar o cliente. Se você for sincero em relação aos riscos da demanda, esclarecer como ela irá acontecer e como o cliente poderá ter o melhor resultado, ele será seu cliente para sempre. Mentir não vale a pena. Sempre a mentira é descoberta, mesmo que o cliente seja que nem marido traído, o último a saber.

 

E quando a verdade vier a tona, e quebrares a confiança, acabou, não tem volta.

 

Carinho

 

Carinho é a forma de ser gentil, afável, enfim, carinhoso com o cliente. Seja atencioso, dê um bom dia/boa tarde cheio de entusiasmo, aperte forte as mãos, use sempre um sorriso como alavanca da conversa e busque ser gentil, cortês e polido com o cliente.

 

Este carinho faz a diferença na reação do cliente na perspectiva e visão dele do teu escritório.

 

Atenção

 

Quem não gosta de atenção? Aliás, todos precisamos de atenção. Então, não atenda celular, telefone fixo ou trabalhe na frente do cliente. Apenas escute-o, anote o que for importante e reserve um tempo depois dele ir embora para organizar tudo.

 

A produtividade não pode ser o motivo de atropelar a importância do cliente, da narratória do seu caso, da sua verdade.

 

Então?

 

Aproveite o dia do amigo para fazer novas amizades e usar os adjetivos deste dia para o sucesso profissional!

 

Fonte: http://blog.gestao.adv.br/

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. O amigo e a gestão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/o-amigo-e-a-gestao/ Acesso em: 11 out. 2025
Sair da versão mobile