Quando o cliente está na sala na nossa frente, ele está ávido por respostas. Ele está louco para que possamos dizer que o caso dele tem solução, que a vida está salva, enfim, que tudo vai se resolver.
A advocacia é uma profissão de meio, não de resultado. O advogado é o indispensável para administração da justiça, dita a Constituição Federal. Ele não é responsável nem pelo conceito, nem pelo resultado justo ou não da causa.
Neste diapasão vemos dois lados da advocacia.
De um lado, temos profissionais que só sabem prometer. Não importa o que o cliente disse, fez, quais provas possui. Importa no resultado, no valor auferido, no cliente supostamente conquistado.
Sim, supostamente.
A falsa promessa leva a uma ilusão. A ilusão leva a esperança. A esperança a espectativa. Com tudo isto construido, imagine a desilusão, decepção, até mesmo ira quando o cliente perceber que tudo não passou de uma promessa ou afirmação vazia.
As palavras tem um poder imenso. É através delas que construimos afirmações, regras, conceitos. É através da palavra que iniciamos o processo de confiança.
Um cliente com afirmações vazias ou promessas ilusórias não é um cliente. É um suposto cliente. E depois se tornará um difamador do escritório.
Lembre-se: um cliente satisfeito indica para um ou dois novos possíveis clientes. Um insatisfeito, fala para mais de dez a sua insatisfação.
Construa um sonho junto com o teu cliente baseado na tua experiência, conhecimento e sobretudo verdade.
Ah! Mas se eu não disser algo xxxx o cliente não fica, procura outro e o outro colega fica com a ação e eu morro de fome.
Assertiva dura esta, não?
E pior, não verdadeira.
A ilusão de captar um cliente e fideliza-lo não irá trazer novos clientes. Contudo, um trabalho sério, de médio para longo prazo, trará clientes, satisfação e indicação de clientes.
Para tudo isto acontecer use e abuse do planejamento.
Escreva o que queres nos próximos seis meses. Nos próximos anos, nos próximos dez anos.
Busque teus objetivos sabendo quais são os teus objetivos.
Não permita que alguém dite o teu futuro. Planeje! Execute! Errou? Refaça! Aprenda com os erros!
E então, o que vai ser?
Numerologia, Tarot, Runas ou planejamento?
* Gustavo Rocha, Diretor da Gestão.Adv.br
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