Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Numerologia, Tarot, Runas ou planejamento?

 

Quando o cliente está na sala na nossa frente, ele está ávido por respostas. Ele está louco para que possamos dizer que o caso dele tem solução, que a vida está salva, enfim, que tudo vai se resolver.

 

A advocacia é uma profissão de meio, não de resultado. O advogado é o indispensável para administração da justiça, dita a Constituição Federal. Ele não é responsável nem pelo conceito, nem pelo resultado justo ou não da causa.

 

Neste diapasão vemos dois lados da advocacia.

 

De um lado, temos profissionais que só sabem prometer. Não importa o que o cliente disse, fez, quais provas possui. Importa no resultado, no valor auferido, no cliente supostamente conquistado.

 

Sim, supostamente.

 

A falsa promessa leva a uma ilusão. A ilusão leva a esperança. A esperança a espectativa. Com tudo isto construido, imagine a desilusão, decepção, até mesmo ira quando o cliente perceber que tudo não passou de uma promessa ou afirmação vazia.

 

As palavras tem um poder imenso. É através delas que construimos afirmações, regras, conceitos. É através da palavra que iniciamos o processo de confiança.

 

Um cliente com afirmações vazias ou promessas ilusórias não é um cliente. É um suposto cliente. E depois se tornará um difamador do escritório.

 

Lembre-se: um cliente satisfeito indica para um ou dois novos possíveis clientes. Um insatisfeito, fala para mais de dez a sua insatisfação.

 

Construa um sonho junto com o teu cliente baseado na tua experiência, conhecimento e sobretudo verdade.

 

Ah! Mas se eu não disser algo xxxx o cliente não fica, procura outro e o outro colega fica com a ação e eu morro de fome.

 

Assertiva dura esta, não?

 

E pior, não verdadeira.

 

A ilusão de captar um cliente e fideliza-lo não irá trazer novos clientes. Contudo, um trabalho sério, de médio para longo prazo, trará clientes, satisfação e indicação de clientes.

 

Para tudo isto acontecer use e abuse do planejamento.

 

Escreva o que queres nos próximos seis meses. Nos próximos anos, nos próximos dez anos.

 

Busque teus objetivos sabendo quais são os teus objetivos.

 

Não permita que alguém dite o teu futuro. Planeje! Execute! Errou? Refaça! Aprenda com os erros!

 

E então, o que vai ser?

 

Numerologia, Tarot, Runas ou planejamento?

 

 

* Gustavo Rocha, Diretor da Gestão.Adv.br

                        Site | Blog

www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Numerologia, Tarot, Runas ou planejamento?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/numerologia-tarot-runas-ou-planejamento/ Acesso em: 10 mar. 2025
Sair da versão mobile