Gerenciar crises… Parece frase de quem está na adolescência, não é?
Contudo, talvez seja mais do que uma evolução para adulto ou maturidade, em fato, gerenciar crises no universo corporativo é tão essencial quanto ter planejamento de compliance ou regras.
Como assim?
Estar dentro do departamento jurídico e se preocupar com as ações processuais, com técnicas de escritórios terceirizados, com prazos internos e atendimento as áreas e a direção é o básico.
E quando acontece um problema com a empresa? Um problema na área de atividade fim da empresa?
Como exemplo, vamos pegar uma empresa que manufatura alimentos. Vem a tona que um lote inteiro foi embalado com vermes ou estragou e tal situação começa a ir para redes sociais e imprensa.
E agora?
E como o jurídico se porta neste tipo de situação?
Sim, o jurídico é essencial neste tipo de demanda. O jurídico é aquele que detém conhecimento para minimizar os danos e estar presente para bolar estratégias adequadas.
Além do básico, departamento jurídico deve estar conectado ao mercado, deve estar ciente das estratégias da empresa para ser estratégico.
E como proceder?
Primeiro, estabeleça com a direção um manual claro de como e quem gerencia crises.
Quer dizer, alguém descobriu que um lote todo estragado. Esta pessoa irá avisar quem primeiro?
Existe um grupo a ser avisado em sábados, domingos, feriados?
Hoje, com as ferramentas existentes, não temos desculpa para não gerenciar as situações com a pressa que elas merecem.
Conhece o Whats app? Conhece o Line? Conhece o Grupo SMS?
Sabia que pode criar grupos de SMS no celular com este app e avisar a todos com uma única mensagem sem gastar um centavo ou no máximo uma mensagem para todos (depende do app)?
Quer dizer, a empresa toda pode sofrer conseqüências drásticas se não forem tomadas as medidas necessárias a conter a crise.
Além de avisar direção, departamento jurídico, temos que acionar o marketing, para que a imprensa tenha um comunicado oficial com velocidade. Num universo de redes sociais, a velocidade faz a diferença entre a marca ser defendida ou mal falada.
Marca para uma empresa é sobrevivência.
O que o jurídico tem feito a respeito dela?
Você tem um plano de gerenciamento de crises com a velocidade que necessita?
Lembre-se: Tem que ser plano de gerenciamento de crises e não plano para minimizar os planos da crise. Faz toda a diferença na solução da crise.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha
Sócio da GestãoAdvBr – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas
[+55] [51] 8163.3333 | www.gestao.adv.br |
Contato integrado: gustavo@gestao.adv.br [Email, Skype, Gtalk, Twitter, LinkedIn, Facebook]