Como é difícil dar feedback, não é mesmo?
De um lado empresas que não dão o famoso feedback e de outro, pessoas que não sabem receber o feedback.
No seu negócio, como isto acontece? E você colaborador: Qual a sua reação quando escuta um feedback?
Algumas reflexões de ambos os lados:
Como empresa
Pense em como você gestor dá feedback ao seu colaborador: Anualmente? Semestralmente? Mensalmente?
E independente disto, como é feito este feedback?
Perguntas e mais respostas? Você conversa sobre a realidade do trabalho? As dificuldades?
Você demonstra a posição estratégica da empresa e onde está inserido o colaborador?
Você tenta extrair do colaborador a realidade e a visão dele sobre os fatos?
Já parou para pensar que os processos internos podem levar a conclusão errada sobre aquilo que é proposto?
E principalmente:
O feedback é somente negativo? Ou você fala sobre as coisas boas que acontecem?
Como colaborador
Feedback não é sinônimo de mijada ou problema, certo?
Se assim for entendido, ou quem dá o feedback não entende ou você está vendo sob um prisma equivocado (ou tem mania de perseguição 😉 ).
Devemos lembrar que no âmbito de trabalho estamos sempre falando de processos internos, de fluxos, tecnologia e não das pessoas. Discorrer sobre as pessoas é tarefa de desocupados ou lavadores de roupa, como diz o ditado popular.
Ouviu algo que não concorda? Discorde.
Foi dito algo que pareceu ofensivo? Esclareça.
A verdade doeu? Ótimo, sinal que a empresa está preocupada com você.
Ninguém diz algo a outra pessoa se tiver interesse nela. Então, aproveite que a empresa se preocupa e lhe diz algo para pensar, reagir e melhorar. Se assim não for ou não concorda, exerça a sua liberdade de procurar outro lugar para trabalhar.
Enfim,
A ideia de feedback é essencial para o crescimento da equipe, pois quem dá diz o que vê, sente e pensa. Quem recebe, compreende como é visto e se valoriza, mesmo que seja para melhorar o que ainda não está bom.
Contudo, o silêncio é ruim para ambas as partes, afinal, quem não se comunica, se trumbica!
E por falar nisto tudo: Como vai seu feedback?
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Artigo escrito por Gustavo Rocha
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