Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Falar, escrever ou fazer: Uma questão de tempo

 

Todos os dias escutamos as pessoas dizendo que não tem tempo, que querem ter mais tempo, que trabalham muito e se divertem pouco;

 

Todos os dias a mesma falácia, o mesmo discurso;

 

Todos os dias…

 

Adianta falar ou escrever? Adianta dizer que o tempo é escasso? Adianta?

 

Claro que não. O dia nasce com 24 horas, quer você queira ou não, ele acabará depois de 24 horas.

 

O que realmente importa é o que fazemos nestas 24 horas.

 

Num simples cálculo matemático, temos que pelo menos 6 horas você precisa dormir, 2 horas de desolocamentos (ir e vir ao trabalho e ao almoço), 1 hora de almoço e o que sobra são 15 horas. Se você trabalha oito horas por dia, sobram ainda 7 horas… Em sete horas daria para fazer muita coisa em termos de lazer, não é?

 

Infelizmente a vida não obedece esta regra matemática. Em fato, fizemos muito pouco com o tempo que temos. Não sabemos aproveitar o tempo. Gastamos nosso tempo com TV, conversas paralelas e outros assuntos e este tempo não computamos como lazer. Computamos apenas o tempo. Daí o lazer passa a ser escasso, pois ao invés de aproveitarmos o tempo, estamos usando o tempo com tarefas que consomem, não dão razão/nexo/prazer ao tempo.

 

A melhor maneira de resolver isto é fazer. Como assim?, você pode questionar.

 

Planeje, mas execute. Fale, mas escute e aja. Escreva, mas pense e ponha a mão na massa. Eu poderia ter pensado neste artigo, tê-lo escrito e não publicado. Ao publicar, estou fazendo ele criar vida na leitura que você está fazendo agora.

 

Dê vida ao tempo que você tem. Faça algo de útil, senão não faça.

 

O mesmo vale para o trabalho. Reuniões intermináveis, discussões, conversas paralelas não levarão você ao sucesso. Seja objetivo, direto e principalmente focado em resultados. Focar-se em teses não causarão o efeito desejado.

 

Enfim,

 

Faça da sua vida o melhor que puder no tempo, pois tudo é uma questão de tempo.

 

 

* Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

 

Como citar e referenciar este artigo:
, Gustavo Rocha. Falar, escrever ou fazer: Uma questão de tempo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/falar-escrever-ou-fazer-uma-questao-de-tempo/ Acesso em: 18 out. 2025
Sair da versão mobile