Dia 25 de Outubro comemora-se o dia da democracia. Democracia, segundo a Wikipédia, vem de (“demo+kratos”) é um regime de governo em que o poder de
tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma
democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico. Veja aqui a fonte.
Ou seja, nesta data temos que refletir que o povo decide através de seus representantes as importantes decisões que precisam existir no seu dia a dia.
Apesar deste assunto render até livros e não somente artigos, quero ater ao seguinte tema: Transferir responsabilidades.
Quando votamos, exercemos esta transferencia de responsabilidade, ou seja, outorgamos ao eleito a possibilidade de tomar decisões em nosso nome.
O mesmo acontece em nosso escritório/empresa. A todo instante, contratamos pessoas para exercer atividades dentro ou fora da empresa, representando a
mesma, usando o nosso nome, a nossa marca, o nosso legado até então construído.
Não se iluda. Se os políticos estão fazendo uma zona com o nosso nome (toda hora envolvidos em escandalos, maracutaias, recebendo dinheiro/propina) o
mesmo acontece com certas pessoas que contratamos. Se um funcionário responde grosseiramente com um cliente, estamos perdendo a oportunidade de cativar
o cliente, estamos diminuindo a sua satisfação em relação aos nossos serviços, estamos jogando dinheiro no lixo.
Horas de consultoria, treinamento, desenvolvimento pessoal para uma pessoa usar de sua conduta imatura e antisocial e jogar tudo fora. Não apenas
atitudes impensadas, mas muitas vezes atitudes de desleixo, descaso.
O cliente não é um problema! O cliente é a solução!
Se ele vem todo o dia, não é motivo de choro, é motivo de alegria. Temos que aprender a conviver com estas diferenças e não espantar os clientes como
se eles fossem problemas.
Cada vez mais é necessário treinar, retreinar, avaliar, e acompanhar o que está acontecendo. Coloque na sua agenda hoje: Um dia e horário para estar
junto ao setor de atendimento. Não tercerize o seu cliente.
Sozinho não conseguimos evoluir, isto é um fato. Todavia, evoluir sem acompanhar e saber como está o seu cliente sentindo-se nesta evolução não é
evoluir, é involuir.
Pense nisto:
Olhe para dentro do seu negócio e para fora, um olho em cada um.
Divida seu tempo com o cliente externo e com o cliente interno.
Contrate com razão e não com sentimentos.
Escolha com cuidado quem irá crescer na sua empresa. Isto faz a diferença.
Cobre de todos o comprometimento com o cliente.
Não aja como muitos brasileiros em época de eleição: Votam em qualquer um, pegam até santinhos do chão para votar em alguém. Entregam seu nome a
qualquer pessoa, sem sequer saber quem é. Nem sempre aquele que veio da mídia é bom (veja exemplo do Tiririca e outros).
Aja com racionalidade: Cuide da pessoa, saiba das suas atividades, acompanhe o que o cliente diz sobre o seu atendimento e confie no seu profissional
diante do cliente. Escolha-o por merecimento e jamais apenas pela antiguidade.
Enfim,
Democracia pra que te quero!?
Para que seja diferente da democracia que vislumbramos nas urnas!
* Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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