Um interessante artigo da revista eletrônica CIO expõe cinco características dos profissionais da TI devem ter na carreira de CIO – Chief Information Officer ou também conhecido com diretor de informática.
Todavia, estas cinco características são igualmente comuns aos diretores ou advogados sêniors das bancas jurídicas.
1. Experiência em outras operações não ligadas ao direito – Não basta saber os códigos de cor e salteado, conhecer o processo civil se o advogado não conhecer as mazelas do dia a dia, ter experiência de vida e quiçá de tecnologia ou outra área profissional. Quem sabe o que está acontecendo no mundo respeita a natureza, respeita o colega, compreende o coordenador, enfim, lidera ao natural.
2. Perfil de mudanças e desafios – O coordenador deve entender que a rotina não é aceitável no dia a dia de um chefe. Mudança é natural. Superar metas é natural. O desejo de crescimento deve estar alicerçado nestes patamares.
3. Experiência de liderança – Apenas liderar, parece simples, não? Mas, compreende inteligência emocional, motivação constante, criatividade, tolerância, organização, entre outros atributos. É fundamental ao líder comandar pelo exemplo e não pela ordem, cargo ou roupa que usa.
4. Conhecimento das múltiplas funções do escritório – Saber coordenar é saber o que o coordenado desenvolve. Dar ordens sem saber as mazelas é atirar para qualquer direção. O líder deve ter sido estagiário, boy, copeiro, etc. Aprende-se muito servindo e menos ensinando.
5. Conhecimento profundo da área de atuação do escritório – Mesmo sendo uma excelente pessoa, lider nata, organizada, etc, sem conhecer as áreas em que o escritório atua esta pessoa não poderá ser respeitada pelos seus subordinados, nem poderá auxiliar os colegas em dúvidas, etc.
Prepare-se para o futuro estudando o passado, analisando e vivendo o presente!
* Gustavo Rocha, diretor da Gestao.Adv.Br