Estas três palavras fazem parte do meu cotidiano de consultor em escritórios jurídicos.
Vejo muitos profissionais criando dados, poucos com informação e quase nenhum com crítica.
Qual a diferença?
Dado é qualquer informação que você armazena e pode coletar depois;
Informação é a utilização de dados de maneira a ser-lhe útil;
Crítica é o raciocínio em cima da informação obtida;
Estes três elementos são fundamentais para o desenvolvimento relevante e estável do escritório.
Vejamos um exemplo prático: O escritório lança num controle de processos ou planilha todos os clientes que entraram no escritório no período de uma semana. Isto é um dado. Se através deste dado ele puder concluir quantos fecharam ações com o escritório e quantos foram embora, estamos diante de um dado que transformou-se em informação. Agora, se diante desta informação o sócio tomar uma atitude de investimento em marketing, reformulação de procedimentos, entre outros, estamos diante da crítica, ou seja, da atitude contra o procedimento anterior, ou seja, a evolução.
Esta ideia é similar a utilização do PDCA. Leia aqui sobre este tema.
Tanto o PDCA como a ideia de dado, informação e crítica nos levam ao mesmo objetivo: Temos que analisar o que está acontecendo e raciocinarmos mudanças, ideias e novos procedimentos.
Não podemos aceitar passivamente as coisas como estão simplesmente porque sempre foram assim ou porque nunca tivemos problemas.
Sempre podemos evoluir e buscar o melhor. Não aceite menos que isto!
Padronize com dados, extraia informações e oferte críticas positivas de remodelação do seu negócio. Este é o segredo do sucesso!
* Gustavo Rocha, diretor da Consultoria Gestão.Adv.br