STF

Por revogação de lei paranaense, STF julga prejudicada ADI sobre uso de garrafões de água

Por revogação de lei paranaense, STF julga prejudicada ADI sobre uso de garrafões de água

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3885, que discute o uso de garrafões de água por empresas concorrentes, foi julgada prejudicada em razão da revogação da Lei paranaense 15.227/2006, questionada na ação. O relator, ministro Gilmar Mendes, recebeu a comunicação e a cópia do Diário Oficial do Paraná contendo informação de que a lei foi revogada somente depois de ação direta ter sido inserida na pauta de julgamentos para análise do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ADI, ajuizada pela Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), questionava a Lei estadual 15.227/2006, editada pelo Paraná, que dispunha que garrafões de água mineral reutilizáveis poderão ser usados por empresas concorrentes. O julgamento teve início na sessão do dia 29 de maio, ocasião em que o relator proferiu o seu voto.

Na sessão plenária desta quarta-feira (6), após verificar a revogação da norma paranaense, o ministro Gilmar Mendes indicou a prejudicialidade da ação direta. A decisão foi unânime.

EC/AD

Leia mais:

29/05/2013 – Iniciado julgamento de ADI contra lei paranaense sobre uso de garrafões de água por empresas concorrentes
 

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Por revogação de lei paranaense, STF julga prejudicada ADI sobre uso de garrafões de água. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/por-revogacao-de-lei-paranaense-stf-julga-prejudicada-adi-sobre-uso-de-garrafoes-de-agua/ Acesso em: 28 abr. 2024