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Análise de Mercado

Análise de Mercado

 

 

Gustavo Rocha*

 

 

Quantas e quantas vezes você já ouviu sobre análise de mercado?

 

Akio Moritta afirmou “Problema com as pesquisas é que elas contam o que as pessoas estavam pensando sobre o ontem, não o amanhã. É como dirigir um carro usando o espelho retrovisor”.

 

São pesquisas, interpretações e mais interpretações e muitas vezes sem proveito prático objetivo…

 

Pior ainda na área jurídica.

 

A reflexão que proponho hoje é pegar um exemplo prático retirado do site CHMKT. Leia a pesquisa integral aqui.

 

Na pesquisa indicada acima temos o seguinte perfil do consumidor brasileiro:

 

 

Grupo 1: For Fun


É o grupo mais numeroso, com 45% da população economicamente ativa. São pessoas que preferem pagamento a prazo e que, freqüentemente, fazem compras por impulso. A grande maioria é de solteiros com idade até 24 anos das classes C, D e E. Não querem assumir responsabilidades, valorizam marcas divertidas e espelham-se em personagens de novelas. Sua principal fonte de informação são as revistas.

 

 

Grupo 2: Exploradores


É formado por solteiros das classes A e B, com idade média de 32 anos. São independentes e bem informados, se interessam por acontecimentos internacionais e tem fluência na língua inglesa. Estão felizes com o padrão de vida que possuem e tem a internet como maior fonte de informações. São consumidores fiéis às marcas, e valorizam aquelas mais refinadas e inovadoras, principalmente as que facilitam as tarefas diárias. Este grupo representa 27% da população.

 

 

Grupo 3: Analógicos


São aqueles consumidores casados, com mais de 35 anos e frequentemente acima do peso. Mais da metade é responsável por alguma criança. Procuram preços baixos e recebem grande influência dos filhos na hora de gastar. Não possuem preconceito com outras pessoas, mesmo em se tratando de orientação sexual, e gostam de participar de sorteios e promoções. Preferem marcas tradicionais e que combatem desigualdades sociais. Os analógicos correspondem a 28% dos brasileiros .”

 

Vamos analisar os três grupos:

 

Grupo 1 – Você já entendeu que são cerca de 45% da população, que prefere compra a prazo e querem coisas divertidas. Até aí nenhuma novidade. Qual a análise para mercado jurídico? Bem, se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), você precisa estar conectado a este tipo de público. Sua marca (como escritório) deve ser relacionada a ações da web 3.0, ou seja, faça um Twitter, um Blog, Site e tudo mais. Mesmo as classes C, D e E estão incluídas no mundo digital. E mais, prepare um bom parcelamento dos honorários…

 

Grupo 2 – Resta claro que são pessoas informadas. Então, se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), crie um Blog, faça podcasts, videocasts, use e abuse da internet como fonte de informação. Dê ao seu público alvo aquilo que ele quer: informação.

 

Grupo 3 – Grupo que corresponde a 28% dos brasileiros. Pela análise feita na pesquisa e se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), sugiro ações voltadas ao social, como ações civis públicas, defesa de direitos dos oprimidos, etc. Isto fará a tua marca memorável.

 

Não é tão complexo como parece ler a pesquisa de uma maneira a tomar ações na área jurídica. Basta manter este foco.

 

E você? Já pensou nas ações a partir desta pesquisa?

 

 

* Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico.  

 

Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.

 

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Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora: “Reformas Advindas da Lei 10.931/2004 na busca e apreensão em alienação fiduciária”, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Leia as entrevistas em revistas aqui.

 

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Atua também como palestrante e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

 

 

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Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Análise de Mercado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/analise-de-mercado/ Acesso em: 20 mar. 2025