Análise de Mercado
Gustavo Rocha*
Quantas e quantas vezes você já ouviu sobre análise de mercado?
Akio Moritta afirmou “Problema com as pesquisas é que elas contam o que as pessoas estavam pensando sobre o ontem, não o amanhã. É como dirigir um carro usando o espelho retrovisor”.
São pesquisas, interpretações e mais interpretações e muitas vezes sem proveito prático objetivo…
Pior ainda na área jurídica.
A reflexão que proponho hoje é pegar um exemplo prático retirado do site CHMKT. Leia a pesquisa integral aqui.
Na pesquisa indicada acima temos o seguinte perfil do consumidor brasileiro:
“Grupo 1: For Fun
É o grupo mais numeroso, com 45% da população economicamente ativa. São pessoas que preferem pagamento a prazo e que, freqüentemente, fazem compras por impulso. A grande maioria é de solteiros com idade até 24 anos das classes C, D e E. Não querem assumir responsabilidades, valorizam marcas divertidas e espelham-se em personagens de novelas. Sua principal fonte de informação são as revistas.
Grupo 2: Exploradores
É formado por solteiros das classes A e B, com idade média de 32 anos. São independentes e bem informados, se interessam por acontecimentos internacionais e tem fluência na língua inglesa. Estão felizes com o padrão de vida que possuem e tem a internet como maior fonte de informações. São consumidores fiéis às marcas, e valorizam aquelas mais refinadas e inovadoras, principalmente as que facilitam as tarefas diárias. Este grupo representa 27% da população.
Grupo 3: Analógicos
São aqueles consumidores casados, com mais de 35 anos e frequentemente acima do peso. Mais da metade é responsável por alguma criança. Procuram preços baixos e recebem grande influência dos filhos na hora de gastar. Não possuem preconceito com outras pessoas, mesmo em se tratando de orientação sexual, e gostam de participar de sorteios e promoções. Preferem marcas tradicionais e que combatem desigualdades sociais. Os analógicos correspondem a 28% dos brasileiros .”
Vamos analisar os três grupos:
Grupo 2 – Resta claro que são pessoas informadas. Então, se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), crie um Blog, faça podcasts, videocasts, use e abuse da internet como fonte de informação. Dê ao seu público alvo aquilo que ele quer: informação.
Grupo 3 – Grupo que corresponde a 28% dos brasileiros. Pela análise feita na pesquisa e se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), sugiro ações voltadas ao social, como ações civis públicas, defesa de direitos dos oprimidos, etc. Isto fará a tua marca memorável.
Não é tão complexo como parece ler a pesquisa de uma maneira a tomar ações na área jurídica. Basta manter este foco.
E você? Já pensou nas ações a partir desta pesquisa?
* Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico.
Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.
Presta consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia.
Como gestão, atua diretamente com a equipe, maximizando resultados, organizando, planejando e estruturando processos, procedimentos e o próprio escritório.
Com tecnologia, extrai do software que o escritório possuir – ou orçar no mercado um produto conforme as necessidades do escritório – o máximo de rendimento, controle e gerenciamento, tornando o escritório mais ágil, rentável e preparado para o mercado.
Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora: “Reformas Advindas da Lei 10.931/2004 na busca e apreensão em alienação fiduciária”, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Leia as entrevistas em revistas aqui.
Acesse nossas publicações e posts diários aqui.
Atua também como palestrante e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.
Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.