MPF/SC

MPF quer que Estado firme convênio para construção de unidades habitacionais em áreas quilombolas (Florianópolis)

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), realizou, em março, as primeiras reuniões com o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA) e a Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), a fim de iniciar a elaboração de um projeto de captação de recursos para suprir o déficit habitacional das comunidades quilombolas de Santa Catarina.

O MPF tem um inquérito civil público, que está sendo conduzido pela procuradora da República Analúcia Hartmann e que trata das políticas públicas para essas comunidades, como a celebração de convênio entre os governos estadual e federal para o acesso a recursos dos programas Minha Casa Minha Vida e Brasil Quilombola, destinados à construção de unidades habitacionais.

A SST informou ao MPF que realizou reunião com o CEPA, que já havia feito contato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a fim de verificar a situação das titulações das terras das comunidades quilombolas. Também foi promovida reunião com o MNU, que se comprometeu a encaminhar uma relação atualizada das famílias residentes nas comunidades.

ICP nº 1.33.000.001430/2010-22

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF quer que Estado firme convênio para construção de unidades habitacionais em áreas quilombolas (Florianópolis). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/mpf-quer-que-estado-firme-convenio-para-construcao-de-unidades-habitacionais-em-areas-quilombolas-florianopolis-2/ Acesso em: 26 abr. 2024