TRF1

TRF contará com novo portal a partir desta segunda-feira

 

 Na manhã da sexta-feira, dia 24, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, juntamente com o vice-presidente, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, e o corregedor regional, desembargador federal Carlos Olavo, estiveram reunidos com o secretariado no espaço Orlando Gomes, em Brasília, para a solenidade de apresentação do novo portal do Tribunal, que estará disponível a todos os usuários a partir da segunda-feira, dia 27. Para as seções e subseções judiciárias da Primeira Região, a ferramenta estará disponível a partir do mês de outubro.

A apresentação do portal, que reunirá modernidade e acessibilidade, foi feita pelo servidor Fábio Galdini, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), oportunidade em que se mostraram as novas funcionalidades.

Para o presidente do Tribunal, o novo sítio eletrônico do Tribunal, além de modernizar o serviço, irá melhorar a acessibilidade para toda a Primeira Região. Mário César Ribeiro destacou que este é um pleito antigo. ?É uma demanda que recebemos dos usuários, principalmente do público externo, advogados e operadores do direito, que mostraram ter uma grande dificuldade para obter as infor­mações no site do Tribunal, como andamento processual e informações de áreas administrativas?, afirmou.

Dentre as principais dificuldades verificadas no antigo portal foram destacadas a duplicidade de conteúdos e a atualização centralizada na área de Tecnologia da Informação (TI). Pela nova proposta, cada secretaria fará as atualiza­ções necessárias, que serão automaticamente efetivadas em todo o portal.

Outro destaque do novo portal é a mudança de foco. O antigo beneficiava a estrutura organizacional; o novo procura dar mais acessibilidade ao cidadão. O portal terá um leiaute moderno, com plataforma tecnológica de última geração, capaz de incluir novos serviços e informações de forma rápida e simples.

O diretor-geral da Secretaria (Diges), Roberto Cavalcante, explicou que foram realizadas reuniões com as secretarias do Tribunal, com o objetivo de estudar detalhadamente o Projeto, tendo sido feitos todos os ajustes necessários. E destacou: ?procuramos fazer um site voltado para a parte principal do Tribunal, que é a área da informação proces­sual, um site negocial, procurando deixar mais acessíveis as informações processuais de jurisprudência e dando um caráter mais leve às informações e acessibilidade?.

Já o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Roberto Petruff, afirmou que a Secretaria trabalha nas fases de elaboração e adequação do portal, para o lançamento da nova página em todas as seções judiciárias, o que deve ocorrer em outubro, e destacou que nas sec­cionais o portal seguirá os mesmos princípios de clareza e acessibilidade.

 

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional federal da 1.ª Região

 

Fonte: TRF1

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TRF contará com novo portal a partir desta segunda-feira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf1-noticias/trf-contara-com-novo-portal-a-partir-desta-segunda-feira/ Acesso em: 22 fev. 2024