STF

Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 16/5

20h30 – Iluminuras
A aventura de contar histórias de Maurício Leite começou numa aldeia indígena na Ilha do Bananal, em Tocantins, em 1980. Depois seguiu por comunidades rurais do estado, ganhou a região Centro-Oeste, o Brasil e o mundo. A trajetória de mais de 30 anos incentivando a leitura e aproximando as crianças dos livros levou o educador a ser indicado, em 2012, ao prêmio do Conselho Sueco das Artes – considerado um dos mais importantes prêmios da literatura infantil do mundo.
A ideia fixa na cabeça de Maurício é estimular a leitura como atividade prazerosa, e não uma obrigação. Ele acredita que só assim é possível formar os leitores do futuro. O projeto “Malas de Leitura” é dividido em quatro etapas por ano. Em cada uma delas são apresentados às escolas e comunidades cerca de 30 livros. Anualmente, esses novos leitores têm acesso a 120 títulos.
O programa recebe também o advogado Márcio Moraes, mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO e coordenador da Subcomissão de Ordenação das Cidades da OAB-GO. O autor acredita que Direito e Literatura estão intimamente ligados porque o Direito seria uma construção e os textos – técnicos e literários – são os instrumentos necessários para essa construção.
Reapresentações: 17/5, às 11h; 18/5, às 11h30; 19/5, às 21h; 20/5, às 22h30 e 21/5 às 22h30.

Sábado, 17/5

8h – Saber Direito Debate
Quais são os direitos e deveres de proprietários e inquilinos na hora de alugar um imóvel? Quais são as obrigações e garantias de cada um? No Saber Direito Debate desta semana, o professor Jorge Renato dos Reis fala sobre essa relação delicada. Você também vai saber um pouco mais sobre a carreira do professor doutor em Direito Civil e especialista em Direito do Consumidor e os livros indicados por ele para quem quer aprender mais sobre o tema e aprofundar os estudos.
Os interessados em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentações: 17/5 às 19h, 18/5, às 10h e às 23h.

10h – Saber Direito Responde
Quando alguém resolve alugar um imóvel, quais são as garantias? No Saber Direito Responde desta semana, o professor Jorge Renato Reis tira dúvidas dos estudantes sobre esse tema e responde questões sobre a Lei 8.245 /1991, conhecida como Lei de Locações ou Lei do Inquilinato.
Os interessados em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentações: 17/5, às 17h; e 18/5, às 9h e às 15h.

20h – Meio Ambiente por Inteiro
Em todo o país, a indústria da construção civil causa problemas ambientais, entre eles o entulho em locais proibidos, que pode contaminar e destruir grandes áreas, pois o tempo de decomposição natural de muitos materiais passa de um século. Vidros, por exemplo, podem levar até um milhão de anos para a decomposição completa. O programa aborda, nesta semana, problemas e soluções para o descarte sustentável do entulho de obras, com a participação do diretor de Meio Ambiente Sustentável do Sinduscon do Distrito Federal, Marcontoni Montezuma. No Brasil, esse tipo de reciclagem ainda tem bastante espaço para crescer e precisa de estrutura melhor para garantir o reaproveitamento de todo o material, como a criação de uma rede de pontos de descarte legalizados, onde as empresas buscariam matéria-prima para a reciclagem.
Reapresentações: 18/5, às 8h; 19/5, às 18h; 20/5, às 10h; 21/5, às 12h30; e 22/5, às 11h30.

21h30 – Repórter Justiça
O programa desta semana mostra o artesão do século 21 e as dificuldades de quem trabalha por conta própria, sem os benefícios de um emprego formal. A profissão de artesão, apesar de secular, ainda depende de regulamentação. Mesmo assim, ele pode contribuir para a Previdência Social como autônomo até se aposentar e não paga impostos quando vende seus produtos diretamente ao consumidor. Você vai conhecer artesãos antenados, que buscam cursos de capacitação profissional na área de design ou marketing. E, ainda, a atitude gerencial para poder ganhar dinheiro com o trabalho. O programa revela toda a arte que pode ser vista na 8ª edição da Feira Internacional de Artesanato, a FINNAR, realizada em Brasilia. E mostra a vida de uma maranhense ex-empregada doméstica, moradora do Distrito Federal, que ganha dinheiro juntamente com outras artesãs em uma cooperativa que une reciclagem e artesanato. As trabalhadoras chegam a ganhar R$ 1 mil por mês com a produção de bolsas feitas a partir da lona de banners usados e doados pela comunidade. A cooperativa deu tão certo que hoje elas têm até uma grife própria: Candangas.
Reapresentações: 18/5, às 11h; 19/5, às 12h; 21/5, às 19h; 22/5 às 22h30; e 23/5 às 7h30.

Domingo, 18/5

21h – Academia
Muitas pessoas não entendem os termos e expressões utilizadas no dia a dia dos tribunais, e o chamado “juridiquês” pode confundir quem não atua no meio jurídico. O programa Academia desta semana mostra um estudo que busca demonstrar a função e as finalidades da linguagem adotada profissionalmente pelos operadores do Direito com os clientes. “Data Venia: A Linguagem Ritual do Direito e a Comunicação com os Usuários de Serviços Jurídicos.” É a dissertação de Fábio Oliveira Campos, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, como requisito para obtenção do título de mestre em Comunicação. Para participar do debate, o programa recebe José Rossini Corrêa, professor de Filosofia do Direito e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Distrito Federal (OAB/DF), e Raquel Cantarelli, mestre em Comunicação pela Universidade De Brasília (UnB).
Reapresentações: 19/5, às 10h; 20/5, às 12h30h; 21/5, às 19h30; 22/5, às 10h; e 23/5, às 9h.

Fonte: TV Justiça

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/confira-os-destaques-da-tv-justica-para-o-fim-de-semana-31/ Acesso em: 29 fev. 2024