Senado

Sarney e Jia Qinglin celebram aproximação entre Brasil e China

[Foto: ]

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, no Salão Nobre, o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Jia Qinglin, com quem conversou sobre o avanço, nos últimos 20 anos, dos laços de amizade entre os dois países. Na ocasião, Sarney lembrou a visita, feita em 1988, a Deng Xiaoping, o “arquiteto da reforma econômica chinesa”.

De acordo com Sarney, naquela ocasião, Deng Xiaoping falou, pela primeira vez, em uma China e dois sistemas, numa referência ao socialismo de mercado por ele inaugurado. O líder chinês, conforme recordou Sarney, falou também que via o futuro como um ambiente de paz, avanço e cooperação entre os povos. E anunciou o desenvolvimento que seu país alcançaria nos 50 anos que se seguiriam. Para o presidente do Senado, esse crescimento surpreendentemente aconteceu em 20 anos.

A Jia Qinglin, Sarney afirmou ter grande admiração pela historia chinesa, assinalando que esse povo é detentor de uma tradição extraordinária na história da humanidade. Sarney disse que recebia o presidente do CCPPC e sua comitiva de 20 pessoas não apenas com a visão do presente, mas com um olhar muito especial sobre o extraordinário passado chinês.

Ao agradecer o convite que Jia Qinglin lhe fez para visitar novamente a China, Sarney pediu que o visitante observasse o povo brasileiro e o momento por ele vivido agora. E sugeriu:

– Que o senhor e sua comitiva possam verificar o que estamos realizando em matéria de progresso e desenvolvimento social, tendo à frente um governo extraordinário, que é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Jia Qinglin, por sua vez, disse que o relacionamento bilateral entre Brasil e China tem uma base política cada vez mais consolidada e que a cooperação econômica e comercial vem alcançando frutos que só tendem a se multiplicar. Ele citou especialmente energia e mineração como dois dos principais itens desse comércio.

– Brasil e China desempenham papel cada vez mais importante no concerto das nações e é, com a alegria pelo sucesso por nós alcançado na realização das olimpíadas, que me congratulo com a escolha do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos em 2016 – disse ainda o visitante.

Teresa Cardoso / Agência Senado

Mercadante ressalta aproximação entre Brasil e China

Sarney celebra evolução do comércio Brasil-China

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sarney e Jia Qinglin celebram aproximação entre Brasil e China. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sarney-e-jia-qinglin-celebram-aproximacao-entre-brasil-e-china-2/ Acesso em: 26 fev. 2024