Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Augusto Botelho (PT-RR)]
Página Multimídia

O senador Augusto Botelho (PT-RR) fez um alerta em Plenário, nesta quinta-feira (26), para a possibilidade de crescimento do número de casos de câncer entre a população brasileira e mundial nos próximos anos.

Baseando-se em estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Augusto Botelho informou que 84 milhões de pessoas poderão morrer em todo o mundo em decorrência de câncer nos próximos dez anos, caso não sejam implementadas medidas terapêuticas e preventivas adequadas. No Brasil, segundo ele, o crescimento da mortalidade devido a doença pode ser maior por falta de acesso a modernos recursos terapêuticos disponíveis em países desenvolvidos.

– Nessa questão da prevenção, aliás, a OMS afirma que 30% das mortes por tumores malignos, poderiam ser evitadas com medidas simples, como a adoção de uma dieta pouco calórica e a prática diária de atividades físicas. No Brasil, a incidência de tumores do esôfago, por exemplo, pode despencar 60% se a população seguir um modo de vida mais saudável – disse o senador, que é médico.

Do ponto de vista nutricional, de acordo com o senador, os principais fatores que aumentam as possibilidades de aparecimento da doença são o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo. A dieta preventiva contra o câncer seria, explicou, aquela a base de frutas, verduras, legumes e grãos, e com baixa quantidades de gorduras e calorias.

O consumo do tabaco seria, de acordo com Augusto Botelho, o principal fator de risco para diversos tipos de câncer, e especialmente para o de pulmão.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Augusto Botelho.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/augusto-botelho-alerta-para-aumento-do-cancer-no-brasil-e-no-mundo/ Acesso em: 25 fev. 2024