Apurar o motivo da antecipação do pagamento do Programa Bolsa Família em maio deste ano, sem prévia comunicação pública. Com esse objetivo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou inquérito civil público em face da Caixa Econômica Federal (CEF).
O MPF quer saber se houve ação ou omissão da CEF sobre a ausência de um esclarecimento público prévio referente a antecipação do pagamento do benefício, ocorrido em maio deste ano. A difusão de boato sobre o suposto fim do Bolsa Família gerou a mobilização em massa dos beneficiários, ocasionando conflitos sociais.
O procurador da República Ailton Benedito determinou o prazo de dez dias para que a CEF esclareça, principalmente, em que consistiu a antecipação do pagamento do Programa Bolsa Família no mês de maio de 2013 e quais foram os atos e procedimentos, administrativos e técnicos, adotados para essa antecipação. Além disso, por que a CEF não esclareceu prévia e publicamente, pelos meios de comunicação social, que ocorreria a antecipação do pagamento.
Clique aqui e veja a íntegra da portaria de instauração do inquérito.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454
E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias
Fonte: MPF