MPF

MPF em Paulo Afonso (BA) questiona lei que institui serviços vitalícios a ex-governadores

O Ministério Público Federal em Paulo Afonso (BA), por meio do procurador da República João Paulo Lordelo, encaminhou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, representação sobre a aparente inconstitucionalidade da Lei Estadual n. 13.219/2014, que instituiu serviços vitalícios de motorista e segurança a ex-governadores do Estado da Bahia. O documento foi enviado na última sexta-feira, 9 de janeiro.

De acordo com Lordelo, se a lei for considerada inconstitucional, Janot poderá apresentar ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para que seja declarada a sua invalidade.

Ação Direta de Inconsticionalidade (ADI) – ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria à Constituição Federal. Segundo o art. 103 da CF/88, o procurador-geral da República pode propor ADI e ação declaratória de constitucionalidade.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

12/01/2015

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF em Paulo Afonso (BA) questiona lei que institui serviços vitalícios a ex-governadores. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-em-paulo-afonso-ba-questiona-lei-que-institui-servicos-vitalicios-a-ex-governadores/ Acesso em: 21 mai. 2025