O ex-deputado e consultor Fábio Feldmann ressaltou a importância do cumprimento das metas de redução da emissão dos gases de efeito estufa. “A meta é o passaporte para que a economia brasileira se torne de baixa intensidade de carbono e seja competitiva. Quanto antes a indústria brasileira incorporar o clima em sua política, mais ela terá mais competitividade”, disse o consultor.
Feldmann participa de comissão geral na Câmara sobre mudanças climáticas.
Ciência
O chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, afirmou que a ciência e a tecnologia são fundamentais para que o Brasil cumpra a meta de reduzir em cerca de 36% as emissões de gás carbônico até 2020.
Na opinião de Nobre, o grande desafio do País é reduzir as emissões de gases de efeito estufa decorrentes do desmatamento da Amazônia, o que depende de um modelo de desenvolvimento diferenciado e novo, ainda não existente.
Ele disse que hoje cada brasileiro emite cerca de 10 toneladas de gás carbônico por ano. A meta é reduzir esse número para 8 toneladas em 2020. Essa média é maior que a mundial, de 4,8 toneladas por ano por habitante, mas menor que as 25 toneladas emitidas pelos cidadãos americanos.
A comissão geral ocorre no plenário Ulysses Guimarães.
Leia mais:
Congresso deve cobrar cumprimento de meta sobre clima, diz senador
Embaixador defende política brasileira sobre clima
Temer ressalta empenho da Câmara em discussões sobre clima
Comissão geral debate proposta brasileira na Conferência do Clima
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br