O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, aprovou, nesta quarta-feira, a criação da comissão externa que vai acompanhar os conflitos na gleba SuiaMissú, localizada na região Araguaia em Mato Grosso. Mais de seis mil pessoas que vivem no local se recusam a cumprir decisão judicial que determina a desocupação da área Xavante.
Autor do requerimento que solicitou a criação do grupo de trabalho, o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) vai coordenar a visita da comitiva à região ainda neste mês. “Vamos analisar de perto a situação local, ouvir as famílias que há anos vivem na gleba e buscar diálogo com as lideranças indígenas. Nossa intenção é encontrar soluções que beneficiem os dois lados.”
A comissão, que será formada por parlamentares de diferentes estados, vai elaborar estudos sobre a realidade na região e apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos aos Poderes Executivo e Judiciário.
Desocupação do local
A 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), participou das articulações pela aprovação do requerimento solicitando a criação da comissão. “Essa comissão se faz necessária devido ao tamanho do conflito. Temos que procurar fazer as coisas de forma justa, procurando sempre o bem comum”, afirma.
O Supremo Tribunal Federal autorizou em outubro deste ano a desocupação do local, o que preocupa as autoridades, já que existe risco de conflito armado. “O Exército e a Força Nacional estão na região. Nossa intenção é exaurir as negociações para evitar um possível derramamento de sangue”, explica Fagundes.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados