Como consultor, uma das primeiras tarefas que tenho ao iniciar o trabalho com uma equipe é entrevistar um a um dos membros.
Na série de perguntas que aplico, uma chama a atenção pelas respostas que recebo: Qual o seu objetivo pessoal e qual o seu objetivo profissional na empresa e profissionalmente.
Analisando friamente, temos três perguntas numa:
1. Qual o seu objetivo pessoal;
2. Qual o seu objetivo profissional na empresa;
3. Qual o seu objetivo profissionalmente;
É incrível como as pessoas confundem estas três questões. Misturam objetivos pessoais com profissionais; Misturam seus sonhos de crescimento com profissão; Misturam os objetivos da empresa para com si e com a sua profissão.
Vamos desmistificar estes três elementos:
1. Qual o seu objetivo pessoal;
Objetivo pessoal não tem a ver com a empresa, não tem a ver com o ramo de trabalho, não tem a ver com nada além de você mesmo. Ou seja, objetivo pessoal pode ser um curso de inglês, uma viagem ao exterior, um carro a ser comprado, quiçá, um novo computador pessoal ou quitar dívidas. São objetivos pessoais que moldam nossos sonhos de concretização imediata ou mediata em relação a nós mesmos, nosso eu interior.
2. Qual o seu objetivo profissional na empresa;
O seu objetivo profissional na empresa pode ser diferente do seu objetivo profissional. Por exemplo, você pode ter a aspiração de ser juiz, mas quer ser advogado sênior primeiro. Os objetivos profissionais na empresa são moldados pelo caminho que vislumbramos ser possível trilhar naquela empresa.
3. Qual o seu objetivo profissionalmente;
O seu objetivo profissional pode ser um sonho, um concurso, pode ser outra profissão que ainda não tentaste, enfim, é aquilo que está no foro íntimo para realizar de maneira profissional.
Nem sempre a empresa que estás trabalhando oferece a resposta para o objetivo profissional.
O mais importante é distinguir estes três objetivos, pois cada um deles forja um caminho.
O objetivo pessoal nos molda a felicidade e satisfação. O objetivo dentro da empresa nos gera as expectativas de curto, médio e longo prazo, gerando satisfação. O objetivo profissional nos estimula a continuar no sonho, apesar das adversidades.
Analise, reflita e questione seus objetivos.
Ainda tem dúvida sobre qual a importância de saber distinguir os objetivos? Sêneca tem a resposta:
Nenhum vento lhe será favorável se não souberes aonde estás se dirigindo.
* Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr.