Você já pensou no seu jeito de agir, falar, ouvir, pensar?
Já verificou se o seu modo é correto?
Como assim correto, você pode se questionar. Não discorro sobre o certo ou errado, mas sim sobre a melhor abordagem sobre aquele assunto.
Quantas vezes verificamos que ao invés de dizer ao cliente um resultado, devemos dizer a ele o nosso trabalho, esforço, etc.
A advocacia é uma profissão de meio e não de fim. Somos comprometidos em buscar o melhor e não apenas o resultado do cliente.
Contudo, quando o cliente nos procurou o mesmo gerou expectativas. Gerou o desejo de que o sucesso da causa fosse garantido, mesmo sendo alertado dos riscos.
Se você conversar com o cliente e demonstrar a sua atitude, sua garra, sua luta, o cliente compreenderá (pelo menos a maioria) de que a derrota processual não chegou por sua “responsabilidade”.
Muitos dirão que atualmente temos profisisonais que buscam resultados e se comprometem com os mesmos.
Devemos salientar as seguintes premissas:
Ser comprometido não é o mesmo que garantir resultados.
Ser comprometido é lutar pelo cliente e resultado, sem garantias.
Ser comprometido é estar aliado ao cliente, inclusive minimizando eventuais prejuízos.
Pense e repense suas atitudes. Elas são o diferencial para o escritório crescer e tornar-se sustentável.
Afinal, todos temos o nosso eu e entregamos as pessoas da melhor forma possível.
Então analise seu jeito, trejeito e afins. A mudança está em você e não no colega ao lado.
Sucesso!
* Gustavo Rocha, diretor da Gestao.Adv.Br