Fazendo uma auto-análise do seu escritório, como você o vê?
Bom, excelente, o máximo, ou o supra-sumo da competência, agilidade e sucesso?
É importante analisarmos os pontos fortes, contudo os pontos fracos também são fundamentais para que possamos desenvolver de forma sustentável.
Agora raciocine bem: Quem melhor que o seu cliente para avaliar o seu trabalho?
Não qualquer cliente, por óbvio.
Faça este exercício de autoconhecimento:
Selecione alguns clientes mais íntimos e bons de relacionamento.
Formule três ou mais perguntas dentro destes três enfoques:
1. Como o cliente avalia com uma nota de zero a dez o escritório.
2. Após a nota dada, como o escritório deve agir para aumentar de nota.
3. Você tem conhecimento de outros assuntos, teses ou debates oriundos de outros escritórios?
Vamos analisar um cliente respondendo estas três perguntas:
O cliente, por exemplo, dá a nota 7 para o escritório ao responder a primeira pergunta, aduz que fica muito tempo esperando na recepção para ser atendido, que sempre quando ele chega não tem café, o processo está demorando demais para acabar e outros já receberam e ele não e na terceira pergunta ele diz que outro escritório procurou ele com uma ação nova sobre um determinado assunto e que o escritório (seu) nunca ligou pra ele.
Aqueles que atendem clientes sabem que o parágrafo acima trata-se de uma típica e cotidiana resposta.
Analisando a resposta, num primeiro momento podemos pensar que o cliente está a ponto de desistir do escritório, contudo a verdade é que ele gosta tanto do escritório que diz exatamente aonde estão os problemas!
O cliente expôs suas insatisfações, demonstrou que não está sendo atendido a contento, demonstrou que o escritório não está informando ele adequadamente, que o café está acabando e ninguém está repondo, enfim, várias situações que devem ser analisadas e resolvidas.
E a terceira pergunta? Ora, se é uma tese nova, traga para o seu negócio, estude e oferte aos seus clientes! Se for uma tese que você já faz, sinal que você pode até fazer, mas não está informando o seu cliente. Enfim, a terceira pergunta é uma pergunta de oportunidade real!
Aplique hoje mesmo as três perguntas aos seus clientes especiais. E depois responda:
O que você mudou no seu autoconhecimento?
* Gustavo Rocha, diretor da GestaoAdvBr