Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Autoconhecimento em três perguntas

 

Fazendo uma auto-análise do seu escritório, como você o vê?

 

Bom, excelente, o máximo, ou o supra-sumo da competência, agilidade e sucesso?

 

É importante analisarmos os pontos fortes, contudo os pontos fracos também são fundamentais para que possamos desenvolver de forma sustentável.

 

Agora raciocine bem: Quem melhor que o seu cliente para avaliar o seu trabalho?

 

Não qualquer cliente, por óbvio.

 

Faça este exercício de autoconhecimento:

 

Selecione alguns clientes mais íntimos e bons de relacionamento.

 

Formule três ou mais perguntas dentro destes três enfoques:

 

1. Como o cliente avalia com uma nota de zero a dez o escritório.

2. Após a nota dada, como o escritório deve agir para aumentar de nota.

3.  Você tem conhecimento de outros assuntos, teses ou debates oriundos de outros escritórios?

 

Vamos analisar um cliente respondendo estas três perguntas:

 

O cliente, por exemplo, dá a nota 7 para o escritório ao responder a primeira pergunta, aduz que fica muito tempo esperando na recepção para ser atendido, que sempre quando ele chega não tem café, o processo está demorando demais para acabar e outros já receberam e ele não e na terceira pergunta ele diz que outro escritório procurou ele com uma ação nova sobre um determinado assunto e que o escritório (seu) nunca ligou pra ele.

 

Aqueles que atendem clientes sabem que o parágrafo acima trata-se de uma típica e cotidiana resposta.

 

Analisando a resposta, num primeiro momento podemos pensar que o cliente está a ponto de desistir do escritório, contudo a verdade é que ele gosta tanto do escritório que diz exatamente aonde estão os problemas!

 

O cliente expôs suas insatisfações, demonstrou que não está sendo atendido a contento, demonstrou que o escritório não está informando ele adequadamente, que o café está acabando e ninguém está repondo, enfim, várias situações que devem ser analisadas e resolvidas.

 

E a terceira pergunta? Ora, se é uma tese nova, traga para o seu negócio, estude e oferte aos seus clientes! Se for uma tese que você já faz, sinal que você pode até fazer, mas não está informando o seu cliente. Enfim, a terceira pergunta é uma pergunta de oportunidade real!

 

Aplique hoje mesmo as três perguntas aos seus clientes especiais. E depois responda:

 

O que você mudou no seu autoconhecimento?

 

 

* Gustavo Rocha, diretor da GestaoAdvBr

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Autoconhecimento em três perguntas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/autoconhecimento-em-tres-perguntas/ Acesso em: 21 abr. 2025