Filosofia do Direito

O século XVIII e a Ilustração.

O século XVIII e a Ilustração.

 

 

Ricardo Bergamini*

 

 

“No Brasil todas as correntes ideológicas e partidárias são aliadas históricas na manutenção de seus privilégios públicos” (Ricardo Bergamini).

 

 

As realizações filosóficas e científicas dos séculos XVII e XVIII, e as novas atitudes delas decorrentes constituem a chamada Revolução Intelectual.

 

O século XVIII é o período culminante da Revolução Intelectual. Este século é original e audaz. Há uma eclosão de novas idéias; novas concepções sobre as instituições políticas, sociais, econômicas e religiosas, sobre a natureza do mundo, a estrutura da sociedade, a liberdade, a propriedade, a igualdade, a tolerância. Há uma agitação e fermentação geral dos espíritos – e profundas transformações no modo de pensar e agir.

 

 

A Ilustração.

 

Dentro da Revolução Intelectual, o movimento mais importante é a Ilustração – ou Iluminismo. A Ilustração é uma das manifestações que exercem mais profunda influência no pensamento e nas ações da humanidade.

 

 

Conceitos fundamentais da Ilustração.

 

– Razão é o único guia infalível da sabedoria.

 

– O Universo é uma máquina governada por leis uniformes e inflexíveis (não se acha submetida de modo algum, a milagres ou outras formas de interferência divina).

 

– A melhor estrutura da sociedade é a mais simples e a mais natural. A vida do “bom selvagem” é preferível à do homem civilizado com suas convenções artificiais e antiquadas que somente servem para perpetuar a tirania do clero e dos governantes.

 

– Não existe o pecado original. A depravação do homem não é inata. Seus atos de crueldade e de baixeza devem-se à influência de padres intrigantes e de déspotas belicosos. Se os homens tiverem liberdade para seguir os ditames da razão, a natureza humana e, conseqüentemente, a própria sociedade, poderá ser facilmente aperfeiçoada.

 

A Ilustração tem suas raízes no século XVII: racionalismo (Descartes, Spinoza e Hoobes), interpretação mecanicista do Universo (Newton) e a teoria do sensualismo (Locke).

 

Locke também é importante pela sua defesa da tolerância religiosa e pelas suas teorias liberais em matéria política (direitos naturais do homem: liberdade e propriedade; o governo nasce de um contrato social; o povo é soberano).

 

No século XVIII a Ilustração é realizada pelos escritos de uma plêiade de pensadores: os filósofos e os economistas, quase todos eles franceses. Dentre os primeiros destacam-se: Montesquieu, Voltaire e Rousseau. Dentre os segundos: Quesnay, Gournay e Adam Smith. Muitos colaboraram – e todos influenciaram – na obra notável dos enciclopedistas.

 

À Ilustração também se deve o aparecimento e a inspiração do despotismo esclarecido.

 

 

* Economista, formado em 1974 pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro, com cursos de extensão em Engenharia Econômica pela UFRJ, no período de 1974/1976, e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/RJ, no período de1988/1989. Membro da área internacional do Lloyds Bank (Rio de Janeiro e Citibank (Nova York e Rio de Janeiro). Exerceu diversos cargos executivos, na área financeira em empresas como Cosigua – Nuclebrás – Multifrabril – IESA Desde de 1996 reside em Florianópolis onde atua como consultor de empresas e palestrante, assessorando empresas da região sul..  Site: http://paginas.terra.com.br/noticias/ricardobergamini

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

Como citar e referenciar este artigo:
BERGAMINI, Ricardo. O século XVIII e a Ilustração.. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/filosofiadodireito/o-seculo-xviii-e-a-ilustracao/ Acesso em: 30 abr. 2024