Com o objetivo de discutir a defesa da Lei 13.931/12, a chamada “Lei da Sapeca”, que passou a regulamentar o uso controlado do fogo na renovação de pastagens, mas teve seus efeitos suspensos pelo Tribunal de Justiça (TJ), a deputada Maria Helena Sartori (PMDB) reuniu-se com o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS (Universidade de Caxias do Sul) professor Dr. Alindo Butzke.
No encontro, que contou com a presença do vereador Cassiano Suzin Subtil (PMDB) e do procurador jurídico da Prefeitura de São José dos Ausentes e representante da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Juliano Almeida Greazziotin, foram discutidas argumentações a serem usadas junto ao TJ para a preservação da lei, que foi promulgada pela Assembleia Legislativa no início deste ano.
Conforme Maria Helena Sartori, “a nossa preocupação ao defender a aplicação da Lei promulgada pela Assembleia, é no sentido de preservarmos as características originais dos campos de cima da Serra”. O professor Alindo e sua equipe são autores de trabalhos e pesquisas científicas que defendem o uso dessa prática na defesa do ecossistema da região.
* Com informações de Otaviano Fonseca
Fonte: AL/RS