O que é um plano B para você?
Normalmente, tratamos por plano B aquele plano que não figura como principal, ou seja, um plano secundário, não sendo um plano A.
O que você planeja como plano A?
Você busca alternativas no mercado em que está inserido, busca reativar clientes, inova em produtos, por aí vai. Tudo isto faz parte da estratégia e organização atual, da forma como você vê o seu mercado.
E como plano B?
Nada? Nenhuma alternativa?
Não estamos aqui afirmando que o plano B seria outra profissão. Nada disto.
O plano B deve ser uma estratégia que no momento não pode ser utilizada, mas quem sabe no futuro será útil.
Por exemplo: Um escritório que trabalha para pessoas físicas, normalmente consumidores em ações de massa. Este é o plano A. Seus produtos vão de ações do FGTS, Brasil Telecom, produtos defeituosos, etc. Ótimo, este escritório tem mercado, visão de objetivo e está em crescimento.
E qual seria o plano B deste exemplo?
Ficar no mesmo ramo (pessoa física), mas ampliar a base de produtos, como atuar em outras áreas (trabalhista, previdenciário, família), fazendo um planejamento de divulgação destas áreas e conquista de clientes.
Ter um plano B não significa abandonar o plano A.
Ter um plano B é ver que o seu negócio pode mais.
Ter um plano B é oportunizar exercícios de novos mercados.
Ter um plano B é planejar com consciência das nuances do mercado.
Vislumbre oportunidades em tudo que você faz. Seja uma conversa com um amigo, seja numa audiência, seja numa parceria.
As oportunidades estão aí. Se não servem para você repasse para quem pode interessar. Torne-se uma pessoa que é referencial em termos de negócios e não apenas um advogado (jamais menosprezando a profissão, mas sim valorizando-a).
O mundo dos negócios não quer um advogado puro e simples, quer um profissional conectado a vida, ao mercado e com conhecimentos abrangentes e não focados.
Resultado, isto que queremos.
Qual será o seu Plano B? Compartilhe conosco!
*Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr