O título do post de hoje é o título de um filme de 1984: 2010 – O ano em que faremos contato – que era a continuação do 2001 uma odisséia no espaço. Leia mais aqui.
Numa reflexão de 2009, penso que o ano foi muito proveitoso na área jurídica e empresarial. Tivemos muita evolução tecnológica, mais advogados vendo seus escritórios como empresas, mais gestão, tecnologia e qualidade aflorando na consciência jurídica e nos empresários brasileiros. O judiciário melhorou em alguns aspectos (processo virtual, certificação, padronização) e piorou em outros (filas e mais filas, péssimo atendimento cartorário, lentidão, desorganização interna, falta de planejamento). Tivemos mais padronização do Estado e ainda muitas empresas pendente de organização para o futuro que está quase no presente (nota fiscal eletrônica, cruzamento de dados entre outros).
Foi um ano de muito marketing jurídico, redes sociais e alianças estratégicas.
Penso que clientes, leitores do Blog Gestão.Adv.br e amigos puderam compartilhar conosco estes três pilares com propriedade.
E o que teremos para 2010?
Sonhos, anseios, desejos e principalmente trabalho.
Sim, desejo que você sonhe muito, pois o sonho alimenta nossa esperança e faz a felicidade aparecer nas coisas pequenas, nas concretizações menores, naquilo que é palpável.
Que os anseios que você tem se tornem realidade. Se você busca as coisas boas, elas virão.
Que o desejo invada a sua vida. Deseje a felicidade, o amor, a amizade, o carinho e depois de sonhar, pensar e desejar, faça o principal: Trabalhe.
Que o trabalho em 2010 seja o norte do teu caminho. Não apenas trabalho como forma de satisfação profissional. Trabalho como verbo de construção. Trabalho como vontade de mudança. Trabalho como forma de ver o mundo de uma maneira diferente.
Penso que o filme predestinou a advocacia e o empresariado em 2010.
A advocacia e seu marketing, bem como os empresários estão totalmente interligados a esta palavra: contatos.
É assim que nascem as redes sejam virtuais e/ou presenciais. É assim que as pessoas confiam uma nas outras. É assim que conseguimos contratar um profissional de serviços.
Tudo são contatos!
Não apenas o contato em si. A demonstração de confiança. A externalização do contato: ou seja, a indicação.
Aprenda que indicar é tão importante e deve ser tão criterioso quanto fazer contatos. Indicar é dar a alguém o seu aval, o seu crédito, a sua boa fama.
Aprender a lidar nas redes é essencial para 2010.
Não basta estar conectado nas redes, ter mil seguidores no twitter, facebook ou plaxo. O importante é estar conectado. É interagir com este público.
Então, resumindo este ano de 2009, 2010 será o ano em que faremos contato!
* Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr