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Marketing Jurídico Prático – dicas

Marketing Jurídico Prático – dicas

 

 

Gustavo Rocha*

 

 

Recentemete o portal Pratica Legal lançou 15 ideias práticas de marketing jurídico de baixo custo que compartilho aqui. Leia o post original em espanhol aqui. Uma versão traduzida aqui.

 

Vamos as dicas! E alguns comentários meus em vermelho…

 

1.     Agendar uma visita aos escritórios do cliente, para discutir as tendências em seus negócios. Explique que a visita é gratuita e é do interesse da empresa apresentar as suas observações para prestar um melhor serviço. Demonstre ao seu cllente que você quer que ele cresça, que o negócio dele seja cada vez mais rentável. Não basta apenas apresentar a conta no final do mês dizendo que fez o melhor que pode. Precisa auxiliar o cliente no sucesso dele! É mais fácil lembrar de quem te auxilia a crescer ou de quem apenas cobra os honorários no final do mês?

 

2.     Realizar uma entrevista sobre o serviço ao cliente em um acordo formal ou informal. Como sempre digo, não basta ser, tem que aparentar ser. Então formalize este encontro, demonstre que busca resultados, faça periodicamente buscas de soluções em conjunto.

 

 

3.     Diga-lhes a forma de controlar ou reduzir os seus custos jurídicos. Não seja apenas uma despesa para o seu cliente. Demonstre a ele que o dinheiro tem valor!

 

4.     Transmita o “valor” do que eles receberam antes, durante e depois de cada trabalho realizado pelo escritório. Demonstrar as vantagens em termos de poupança de trabalho, velocidade, ou a redução da dívida, o cliente irá reconhecer e compreender. Aprenda que o cliente somente poderá valorizar o trabalho se você também valoriza-lo. É semelhante ao amor. Só podemos amar outra pessoa depois que nos amamos. Demonstre ao cliente que o amor que tens pelo teu trabalho é sublime!!!

 

5.     Se o escritório criou um novo serviço, os clientes estão a investigar o que pode ser útil para ele. Sempre apresente aos clientes seus novos produtos jurídicos! É muito mais fácil conquistar um cliente do que um estranho…

 

6.     Mostre como a empresa compreendida respectivos requisitos legais, mas no contexto empresarial. Ou seja, o advogado entende de leis, mas também compreende como os negócios são feitos, portanto, as vezes um mau acordo pode ser melhor que uma bela ação judicial.

 

7.     Identificar quem são os mais importantes clientes, dando-lhes tratamento especial, e certifique-se que eles sabem que estão em uma categoria especial. O ideal não seria tratar a todos iguais? Mas, lembre-se da máxima do direito: Para ser Justo, deverás tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade. Deixe bem claro aos seus clientes importantes que eles são importantes.

 

8.     Utilização do serviço ao cliente ou comprar os seus produtos, e que eles saibam que você está fazendo isso. Torne-se um contributo activo para os negócios do seu cliente. Demonstre sua fidelidade ao cliente! Use os produtos dele. Mostre como ele é importante!

 

9.     Introduzir os clientes ou para pessoas que podem ajudá-lo a gerar mais negócios. Aprenda uma máxima dos negócios: Somente fazendo mais e mais contatos é que poderás gerar mais e mais negócios. Faça o seu cliente crescer e verás os resultados se multiplicarem!

 

10. Colabore com os seus clientes nas atividades de caridade ou de responsabilidade social, estão em desenvolvimento. Assistir seus eventos, e considerar a ajudar com o seu gabinete pessoal.Responsabilidade social. Isto é fundamental para a sociedade se desenvolver de forma madura, democrática e socialmente ativa. Participe!!!

 

11. Se seus clientes são sociedades ou empresas, incluindo a considerar como parte dos serviços da lei, educação jurídica programas para ajudar a empresa executivos. Oferte aos executivos noções de direito tributário, trabalhista, etc. Auxilie no desenvolvimento de programas de absenteísmo, RH, etc. Auxilie a empresa, mesmo que for com dicas e indicação de consultores externos!

 

12. Dizer abertamente aos seus clientes que não serão cobradas taxas para qualquer pergunta ou e-mails de atenção imediata. Oferte serviços que complementam o trabalho principal. Isto é agregar valor ao negócio!

 

13. Entrevistando um cliente para um artigo que ela está escrevendo. Considere cita-lo como um caso de estudo. E destacar a sua empresa sucesso de qualquer forma. Divida o sucesso com o seu cliente. Demonstre a importância dele. Mantenha-o informado dos negócios e do direito que lhe é favorável.

 

14. Encontre maneiras para os seus clientes a economizar dinheiro. Por favor, organizar uma reunião com os seus clientes para discutir esta questão. Debata abertamente que o advogado é mais que litigios e preventivo. Advogado pode e deve ser um estrategista consultivo com conhecimento de leis e mercado para desenvolver negócios com segurança e amplitude empresarial!

 

15. Se você encontrar qualquer artigo que possa ser útil para os clientes empresariais, enviar uma nota escrita referindo-se a sua utilidade. Isto fará com ele sinta-se lembrado, acariciado em seu âmago, pois receber um e-mail do seu advogado que não é uma cobrança de honorários ou sobre processos é um diferencial!!!

 

 

Aplique todas ou algumas destas dicas na prática e saboreie o sucesso!!!

 

 

 

* Diretor da Gestão.Adv.br

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Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Marketing Jurídico Prático – dicas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/marketing-juridico-pratico-dicas/ Acesso em: 21 abr. 2025