Últimas Notícias

Wedy participa de reunião da Comissão Julgadora do Innovare


innovare

O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, e o vice-presidente da 2ª Região, Fabrício Fernandes, participaram na sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, da última reunião dos membros da Comissão Julgadora da VIII edição do Prêmio Innovare, que reconhece boas iniciativas da justiça brasileira. Os ministros Ary Pargendler, Cesar Asfor Rocha, Sidney Benetti, Gilson Dipp, Fátima Nancy Andrigui (STJ), Luiz Fux , Gilmar Mendes , Carmem Lúcia, Dias Toffolli  (STF), Roberto Irineu Marinho (Presidente das Organizações Globo), ministro-chefe da AGU, Luis Inácio Lucena Adams e Marcio Thomaz Bastos (Presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare), além de representantes das associações parceiras, também estiveram presentes para avaliar as principais práticas de cada categoria.  Em 2011, o Instituto Innovare recebeu 371 inscrições válidas. O tema do prêmio este ano é “Justiça e Inclusão Social”; para categoria especial, o tema é “Combate ao Crime Organizado”.

O Prêmio Innovare, incentivando boas práticas jurídicas desde 2004, tem o objetivo de disseminar iniciativas jurídicas que beneficiem a sociedade brasileira. “O Prêmio Innovare incentivas práticas para levar uma justiça melhor e de mais qualidade para a sociedade. Devemos buscar uma justiça mais rápida, barata, acessível e, no aspecto criminal, que não admita a impunidade e a corrupção no nosso país. Tivemos aqui práticas de alta qualidade, me chamaram atenção em especial as práticas sugeridas pelos colegas da magistratura federal na categoria específica para a magistratura”, explica Gabriel Wedy, presidente da Ajufe, que participou ativamente nos debates acerca das iniciativas concorrentes.

Para Marcio Thomaz Bastos, a evolução do Prêmio Innovare é constate. “O Prêmio evolui em linha ascensional.  Agora, o que mais espero é ver como as práticas estão sendo difundidas pelo país, que é o grande propósito do prêmio”, comentou.

Durante o ano, consultores parceiros do Innovare se dedicam a visitar o local e conversar com o autor e beneficiado de cada prática para avaliarem suas diretrizes e adequação aos requisitos do Instituto Innovare. O resultado da visita dos consultores é então estudado pela comissão julgadora, que tem a legitimidade de determinar qual prática, de fato, preenche as características necessárias para ser contemplada com o Prêmio Innovare. O ministro do STJ, Gilson Dipp, vê com bons olhos a reunião com a comissão julgadora para escolher as práticas. “É uma discussão política e saudável, principalmente democrática. É bom saber que a premiação nasce de um consenso da maioria”.

A justiça brasileira está representada pelo Prêmio Innovare, permitindo a inscrição de práticas jurídicas em seis categorias: Advocacia, Juiz, Ministério Público, Prêmio Especial, Defensoria Pública e Tribunal.  Os vencedores recebem um troféu, R$ 50 mil de prêmio e a possibilidade de ter seu projeto disseminado para outras regiões do país. A categoria Tribunal não recebe o prêmio pecuniário.

O resultado da VIII edição do Prêmio Innovare será apresentado no dia 15 de dezembro (quinta-feira), no Hall dos Bustos do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília.

Também participaram da reunião os ministros aposentados do STF Sepúlveda Pertence e Sydney Sanches; o jurista Luis Roberto Barroso e a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público e juíza federal, Thais Shilling Ferraz.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Wedy participa de reunião da Comissão Julgadora do Innovare. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/wedy-participa-de-reuniao-da-comissao-julgadora-do-innovare/ Acesso em: 20 jul. 2025